Dicas de pré-assentamento da pastilha de freio

Dicas de pré-assentamento da pastilha de freio - Foto: divulgação/Fras-le
Dicas de pré-assentamento da pastilha de freio – Foto: divulgação/Fras-le

 

A manutenção do sistema de freio, composto por componentes como discos, pastilhas, servo freio, cilindro mestre, fluido entre outros, está diretamente relacionada com a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas também do trânsito. Por isso, as peças devem estar sempre em boas condições e funcionando corretamente para evitar acidentes. Quando há necessidade de substituir discos e pastilhas de freio devido ao desgaste, existem cuidados e práticas adequadas.

A Fras-le destaca a importância de realizar o pré-assentamento das pastilhas de freio após a substituição destas peças. Esse procedimento simples evita ruídos e também o espelhamento do material de atrito das pastilhas novas.

Segundo a fabricante, para efetuar o assentamento das pastilhas é preciso realizar oito frenagens de 60 km/h para 40 km/h, respeitando o intervalo para que haja o resfriamento dos freios entre uma frenagem e outra. Em seguida, mais oito frenagens de 40 km/h até a parada total, respeitando também o intervalo entre uma e outra.

Outra dica importante na troca das pastilhas é efetuar a verificação das condições de outros itens do sistema, como discos, avaliar se a espessura está baixo da mínima, bem como realizar a limpeza com escova de aço.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php