Dicas de cuidados com o motor de partida no inverno



O inverno chegou e merece atenção redobrada para não danificar alguns componentes do veículo, a Zen, fabricante de impulsores de partida, dá dicas de cuidados com o motor de partida.

De acordo com os técnicos da empresa, insistir em ligar o carro, pode superaquecer e comprometer a vida útil do impulsor de partida, que é um item instalado junto ao motor de partida e serve para acionar o propulsor até que comecem as explosões, além de poder comprometer outros componentes do propulsor. Por isso é recomendado dar um tempo entre uma partida e outra, caso ocorra uma demora na ignição.

“Há casos em que a insistência pode danificar componentes como o induzido, porta-escovas e solenoide. Em casos extremos, pode até mesmo ocasionar um princípio de incêndio”, explica o responsável por testes da ZEN, Allan Maurici.

Os motores de partida são projetados para operar continuamente por um tempo máximo de 30 segundos. Caso o motor de combustão não entre em funcionamento ao final deste período, é necessário aguardar por, no mínimo, dois minutos para que ocorra o devido resfriamento da peça.

Em relação à manutenção preventiva, um dos principais cuidados deve ser com o óleo lubrificante, respeitando sempre os períodos de troca. Também é importante checar a parte elétrica, como a bateria do carro, já que sem energia o motor de partida pode não funcionar corretamente.

“Além disso, nos veículos flex, que abastecem com etanol, deve ser verificado o nível de gasolina no reservatório auxiliar de partida”, finaliza Maurici.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php