compressor Delphi

O sistema de refrigeração do automóvel é mais demandado em épocas quentes como o final do ano. Por isso, a Delphi Tecnologies reforça a importância do compressor automotivo, considerado o coração do sistema de ar-condicionado. Ele é responsável por garantir que o fluido refrigerante circule pelo sistema, possibilitando a troca e a dissipação do calor.

Caso o componente apresente algum tipo de problema, irá comprometer todo o processo de refrigeração do veículo. Para evitar problemas, a manutenção preventiva pode prolongar a vida útil do compressor, que sofre desgaste à medida que a quilometragem aumenta.

“É recomendado dar atenção para o sistema de ar-condicionado uma vez por ano, seguindo corretamente todos os procedimentos técnicos”, afirma Pedro Valencio, coordenador de Suporte ao Cliente Aftermarket da Delphi Technologies. A primeira dica da empresa é buscar informações sobre os procedimentos corretos, bem como as ferramentas e equipamentos para manutenção, recuperação, recarga, vácuo e limpeza do sistema, que inclui peças como condensador, filtro secador ou acumulador, e válvula de expansão ou tubo de orifício.

Problemas no acionamento do compressor, falta de fluido refrigerante, ou defeitos nos filtros podem fazer com que o desempenho do ar-condicionado seja reduzido, além de causar danos internos ao compressor. Também é importante avaliar se o fluído refrigerante utilizado é de boa qualidade, se o mecânico realizou o vácuo e a limpeza do sistema, e se a quantidade deste fluido está adequada de acordo com o manual do fabricante.