A multinacional alemã Dekra, especializada em serviços para o mercado automotivo, está se lançando em novos mercados no Brasil. Entre os nichos explorados pela marca estão serviços de auditoria de processos, cliente oculto e implantação de processos personalizados. Em geral, são parcerias com empresas de aftermarketing, telecomunicações e montadoras.
“Esta já é uma frente consolidada no Grupo DEKRA mundial, sobretudo na Europa, onde possui grande expertise em processos de qualidade, devido às rígidas regras do continente. Partindo da experiência internacional, trouxemos os serviços para o Brasil. A partir do segundo semestre de 2010, vimos deslanchar os Negócios de Consultoria em nichos variados, principalmente no setor automotivo”, ressalta Antonio Real, Gerente de Consultoria da empresa.
Segundo o executivo, a frente tem obtido crescimento expressivo. D 2010 para 2011 o aumento foi de 110%, e do ano passado para este avançou 450%. “Nossa meta para 2012 é expandir as parcerias para novos segmentos. Além do setor automotivo, os alvos prioritários são as redes de supermercados, farmácias, hotéis, restaurantes e telecomunicações”, destaca.
Real explica que a avaliação da qualidade do atendimento e dos serviços prestados, por meio de simulações, passa a ser estratégico para essas companhias. “Esse tipo de análise permite melhorias em seus processos internos, reduzindo os ruídos negativos e o número de reclamações de seus clientes”, aponta.