Dana desenvolve separador de ar e óleo

932

A Dana patenteou uma nova solução denominada MultiTwister, que é produzida em termoplástico e separa o óleo presente no ar do sistema de ventilação positiva do cárter. O equipamento tem como base uma placa com uma série de cilindros, que contêm em seu interior um conjunto formado por duas hélices – em sentidos opostos – unidas pelas extremidades.

A separação das partículas de óleo acontece devido a alta turbulência no fluxo de ar, a partir de seu contato com as hélices e é capaz de gerar uma trajetória helicoidal nos gases. O resultado obtido é a projeção das partículas de óleo nas paredes internas do cilindro. Dessa maneira, o fluxo de ar segue limpo para a admissão e o óleo escoa dos cilindros do MultiTwister de volta ao motor, em vez de ser queimado.

Segundo a Dana, após a eliminação do óleo adicional do processo de combustão é possível reduzir o impacto ambiental e prolongar a vida útil de componentes, como o sensor de massa de ar, catalisador, turbo, válvulas de admissão, filtro de partículas de carbono e intercooler

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php