Dana comemora 65 anos de atividades no Brasil

Neste mês, a Dana comemora 65 anos de atividades no Brasil. A data faz referência à fundação da Albarus, no Rio Grande do Sul, em 10 de julho 1947. A empresa nasceu como uma pequena oficina mecânica de precisão e, mais tarde, se especializou na produção de peças para veículos importados, principalmente cruzetas, tem sua história estreitamente ligada à introdução da indústria automobilística no país, nos anos 50.

Segundo a Dana, um contato entre a Albarus e a Ford para a produção de peças de reposição, nos anos 50, possibilitou o contrato entre a empresa gaúcha e a Dana Corporation (então Spicer Manufacturing Co.), fabricante norte-americana de eixos cardans. A associação entre as duas empresas selou o início das atividades da Dana no Brasil e foi o primeiro investimento da companhia fora dos EUA. Em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e, a partir dos anos 70, se tornou um dos mais importantes fornecedores de autopeças para as montadoras de veículos instaladas no Brasil.

Em 1993, a Albarus mudou de nome no mercado brasileiro, passando para Dana Albarus. Alguns anos depois, a marca Dana ganhou o destaque esperado pela empresa, mas o nome Dana Albarus permanece ainda hoje como uma referência no mercado. Hoje, a empresa fabrica sistemas completos de driveline no Brasil e na Argentina, destinados a toda a América do Sul. Os eixos e cardans são fornecidos para as principais montadoras instaladas no Mercosul, como Agrale, Ford, MAN, Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Toyota, entre outras.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php