Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Cummins Brasil celebra 50 anos

Cummins

A Cummins Brasil é subsidiária da Cummins Inc., cujas raízes datam de 1919, à época denominada Cummins Engine Company

 

A Cummins Brasil celebra 50 anos, com uma história que começou na década de 1950 com a chegada da Cummins Engine Company no Brasil, inicialmente com a distribuição dos produtos fabricados nos Estados Unidos.

A primeira oficina própria foi inaugurada em 1954, em São Paulo/SP, com a primeira filial em 1971 após a aquisição das fábricas de motores Otto Deutz, em Guarulhos/SP) e, no ano seguinte, de chassis Magirus, em Simões Filho/BA. A produção de motores começou em 1974, inicialmente destinados a uso estacionário e de equipamentos de construção.

LEIA MAIS: Relembre as evoluções do motor Cummins 6,7L

Em 1980, a produção já ultrapassava 3 mil unidades, sendo 50% destinadas à exportação. No ano seguinte, a empresa (agora denominada Cummins Brasil S.A.) iniciou um programa de exportação que propiciou seu primeiro salto de crescimento, elevando as vendas externas a 80% da produção total em 1984. Anos depois, a Cummins adquiriu da Fiat Diesel, que encerrava sua fábrica de caminhões, a linha de produção de motores herdade da FNM.

Em 1992, a empresa lançou a linha de motores movidos a gás natural, e iniciou a participação, como fornecedora de motores, no consórcio modular da Volkswagen Caminhões, em Resende/RJ. Em 2004, ano de seu 30º aniversário como fabricante, a Cummins chegou à marca de 430 mil motores produzidos.

A partir da metade da década de 2010, a Cummins Brasil passou a investir em soluções energéticas para a mobilidade, em especial em eletrificação veicular e células de combustível, lembrando que a empresa já está pronta para atender ao Euro VI, legislação que deve entrar em vigor no Brasil em 2023.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php