Advertisement



A Cummins apresenta um caminhão pesado com célula de combustível a hidrogênio e energia elétrica de bateria. O protótipo, um Classe 8, foi apresentado no final de outubro na North American Commercial Vehicle Show 2019 (NACV), em Atlanta, Estados Unidos, e carrega tecnologia adequado para aplicações profissionais, incluindo transporte regional, operações de entrega urbana, transporte portuário e movimentação de contêineres terminais.

O modelo foi projetado para receber células de combustível de 90 kW e possui uma capacidade de bateria de íons de lítio de 100 kWh. O caminhão tem autonomia entre 250 a 400 quilômetros, no entanto esse alcance pode ser estendido com tanques de hidrogênio adicionais, aumentando a pressão de armazenamento do tanque ou instalando células de combustível adicionais para otimizar o gerenciamento do fator de carga do veículo.

A fabricante fez vários anúncios recentes sobre células de combustível, como a aquisição da Hydrogenics, um memorando de entendimento com a Hyundai Motor Company para colaborar na tecnologia de células de combustível de hidrogênio nos mercados comerciais da América do Norte e um investimento na Loop Energy, um fornecedor de extensores de alcance elétrico para células de combustível.