Cuidados para evitar desgaste prematuro das pastilhas de freio

Utilizar freio motor em descidas e evitar sobrecarga no sistema de freio ajudam a prolongar a vida útil das peças que são essenciais para a eficiência da frenagem

 

Cuidados para evitar desgaste prematuro das pastilhas de freio - Foto: divulgação/Jurid
Cuidados para evitar desgaste prematuro das pastilhas de freio – Foto: divulgação/Jurid

 

Para evitar o desgaste intenso das pastilhas de freio, segundo o Gerente Geral da Jurid, Luciano Costa, o ideal é evitar freadas bruscas e utilizar o freio motor em descidas enquanto o pedal de freio é acionado. “Também é importante não sobrecarregar o sistema para não ocorrer superaquecimento nas pastilhas e nos discos que danificam esses componentes de forma prematura. São cuidados simples que prolongam a vida útil da pastilha de freio”, completa.

Com relação aos sinais de que as pastilhas de freio podem estar comprometidas, Costa destaca alguns, como ruídos ao acionar o pedal, perda de eficiência da frenagem, vibração ao frear e luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo. “A espessura mínima do disco de freio também deve ser avaliada e respeitada de acordo com o especificado pelo modelo do veículo”, revela.

Além do risco de perda de eficiência na frenagem, colocando em risco a segurança do veículo, as pastilhas desgastadas podem danificar outros componentes do sistema de freio, que possuem custo mais elevado, como os discos, por exemplo. “A revisão completa de todos os itens que compõem o sistema de freio é a melhor maneira de manter o funcionamento do sistema em boas condições e também reduzir custos ocasionados pela manutenção corretiva, ou seja, quando o problema já existe”, recomenda.

A pastilha de freio é um componente de segurança e um dos principais do sistema de freio do veículo, sofrendo desgaste natural com o uso. A sua composição com material abrasivo promove atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo. Esse atrito é que vai reduzir a velocidade do veículo e, inevitavelmente, desgastar tanto as pastilhas de freio quanto os discos de freio.

A troca da pastilha acaba sendo necessária em algum momento e deve ser feita na hora certa tanto por segurança, como para evitar comprometimento de outros componentes do freio, como o disco.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php