Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Por que as pastilhas de freio fazem barulho? Veja o motivo

Ruídos podem indicar fim da vida útil ou que as pastilhas são novas

 

Os freios são fundamentais para a segurança do veículo. Por isso, o motorista deve sempre ficar atento aos barulhos emitidos pelas pastilhas. Além disso, em média a manutenção preventiva das pastilhas é a cada 20 mil km, mas sempre fique observe o manual do carro, que indicará o tempo correto.

1 – Indicação de vida útil

Antes de chegar ao fim da vida útil, as pastilhas emitem um ruído de alerta para que o motorista saiba que é preciso fazer a manutenção no veículo. “As pastilhas de freio ainda têm condições de uso, mas estão perto do final da vida útil. Portanto, alguns fabricantes inserem na pastilha uma pequena peça metálica, que ao entrar em contato com o disco de freio provoca um ruído incômodo, que serve de aviso para que o dono do carro leve o veículo para fazer o reparo”, explica Fernando Landulfo, consultor Técnico da Revista O Mecânico.

2 – Fim da vida útil

Outro ruído emitido é quando as pastilhas encerram a vida útil. O barulho, que tem um som grave, é emitido quando a placa base da pastilha toca o disco, deixando o veículo sem freio, o que pode causar acidentes gravíssimos, além de danificar o disco. Neste caso, o carro deve ser conduzido imediatamente para uma oficina.

3 – Pastilhas novas

As pastilhas novas também podem causar ruídos, quando têm contato com discos usados. De acordo com Landulfo, a irregularidade do disco é um fator para o barulho. “Os discos usados têm rebarbas, superfícies irregulares e, também, estão vitrificadas, fazendo com que o canto das pastilhas tenha contato com a rebarba do disco. Neste caso, o correto também é substituir o disco”.

4 – Apito

Por fim, se o motorista ouvir um apito não deve se preocupar, uma vez que as pastilhas e os discos têm condições de uso. Segundo o consultor técnico da Revista O Mecânico, o ruído logo desaparecem. “Embora as pastilhas e os discos sejam novos há um pedaço da pastilha, que entrou em contato com a superfície do disco, fazendo o som de um apito. Mas fique calmo, pois rapidamente esse barulho irá desaparecer não gerando problemas ao veículo. Claro, se persistir leve ao mecânico.”

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php