Respeitar o limite de carga está entre as ações que podem auxiliar a preservar lonas de freio
A lona de freio, fixada na sapata, é a responsável por gerar atrito com o tambor e reduzir a velocidade do caminhão. Por atuar diretamente no processo de frenagem, a peça sofre desgaste natural ao longo do tempo, principalmente em veículos que circulam em tráfego intenso e utilizam com frequência o freio de serviço. “Nessas condições, o desgaste tende a ser maior”, explica Robson Andriel Lipniarski, consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha Comercial. Segundo ele, algumas práticas simples podem evitar trocas prematuras e custos desnecessários.
Entre as medidas que ajudam a aumentar a durabilidade das lonas, destaca-se o uso do freio motor. “Ao reduzir marchas, o caminhoneiro utiliza a força do motor para segurar o veículo, preservando as lonas”, orienta o consultor. Também é recomendado antecipar as frenagens, desacelerando gradualmente diante de situações de trânsito parado, em vez de acionar os freios bruscamente.
Outra prática é respeitar os limites de carga. “Exceder o peso permitido ou distribuí-lo de forma incorreta sobre os eixos acelera o desgaste das lonas”, alerta Lipniarski.



