Crescem as vendas de carros mais potentes em relação aos populares

Apesar da redução da alíquota de IPI ter sido estendida para veículos até 2.0, em 2002, somente agora o impacto é sentido nas vendas de veículos 1.0. O responsável é o aumento de acesso ao crédito decorrente da queda dos juros, pois com o aumento do financiamento, a diferença de preço para os carros de maior potência é diluída nas prestações. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de carros de até mil cilindradas cresceu 23,3% em janeiro de 2008, enquanto a busca por veículos mais potentes subiu 57,6%.

– Problemas futuros
Para o sócio-diretor da Trevisan Consultoria e especialista em Infraestrutura, Logística e Transporte, Olivier Girard, comprar um veículo no Brasil é facílimo, só que muitos esquecem que após adquiri-lo, é preciso pagar as prestações, gastar com combustível, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, seguro obrigatório, dentre outros itens de manutenção preventiva, como a troca de óleo e filtros. “É provável que haja uma crise nos próximos anos no sistema de financiamento de veículos novos e usados no Brasil na mesma amplitude verificada no mercado imobiliário americano. Outro problema que sofreremos é com o trânsito, pois a frota brasileira de automóveis cresceu muito com este aumento de crédito. Os governos terão que investir em transporte público e incentivar a população a utilizá-lo”.

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