Processo de ressulcagem deve ser feito por especialista, com medidas mínimas e seguindo recomendações específicas para cada modelo de pneu
A Continental explica que a ressulcagem é o processo de remoção de borracha do fundo dos sulcos do pneu de carga para que ele possa ter a sua vida útil estendida. Porém, é importante que esse processo seja feito por um profissional qualificado, seguindo algumas orientações fundamentais, pois um serviço malfeito pode inutilizar em definitivo os pneus.
“Embora os pneus ressulcados possam ser reformados posteriormente, a ressulcagem não é recomendada em todos os casos, uma vez que a espessura da borracha que protege o pacote de cintas fica reduzida e, consequentemente, mais susceptível à penetração de pedras e de outros objetos”, alerta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental.
O melhor momento para a realização da ressulcagem, segundo a empresa, é quando o pneu atinge 3 mm de profundidade de sulco remanescente em sua banda de rodagem.
A espessura mínima de borracha remanescente acima da cinta de proteção, que é a cinta metálica mais externa do pneu, deve ser de 2 mm. O pneu pode ficar inutilizado caso essa medida, chamada de “undertread” (abaixo da banda de rodagem), não seja respeitada, uma vez que o pacote de cintas corre o risco de ser danificado. Normalmente, são removidos até 4 mm de borracha do fundo dos sulcos durante a ressulcagem.
A Continental lembra que todos os seus pneus que aceitam esse processo vêm identificados com a palavra regroovable (“ressulcável”, em português) marcada em ambas as laterais.
Contudo, cada pneu tem recomendações específicas para o processo de ressulcagem, uma vez que sua construção e o desenho da banda de rodagem podem fazer com que as medidas da largura e da profundidade de cada sulco mudem após a ressulcagem. Essas regras normalmente estão nos manuais técnicos do fabricante.