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Continental destaca dicas básicas de manutenção com os pneus

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A Continental lista dicas básicas de manutenção preventiva para os pneus. São dicas que o mecânico pode transmitir ao seu cliente antes dele pegar a estrada nas férias. Segundo a fabricante de pneus, o primeiro passo é conferir a calibragem. Os pneus devem ser sempre calibrados, ainda frios, respeitando a recomendação sugerida pelos fabricantes. Como orientação, um pneu é considerado frio após o veículo permanecer parado por pelo menos uma hora ou não ter rodado mais de três quilômetros em velocidade reduzida.
“Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada”, destaca Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul. Ele lembra que a pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com o solo, sobrecarregando os ombros do pneu, ampliando a distância de frenagem e prejudicando, inclusive, o controle sobre a direção.
Nesse momento vale checar também a integridade das válvulas, pois elas sofrem desgastes e fadiga que podem levar a perdas súbitas de pressão. Caso elas apresentem uma superfície “craquelada” ou pequenas rachaduras na base é essencial substituí-las.
Observar se o pneu apresenta bolhas causadas por impactos contra buracos nas vias ou contatos contra o meio-fio é outra dica importante. “Bolhas são perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento, causando uma perda súbita de pressão do pneu. Por isso não podem ser ignoradas de forma alguma, independentemente do eixo do veículo no qual o pneu esteja montado. Nessas condições, o pneu fica inutilizado e deve ser substituído imediatamente”, explica Rafael Astolfi.
Também é fundamental atentar para o desgaste dos sulcos. Pneus que apresentem profundidades de sulco iguais ou inferiores a 1.6 mm não só deixam o motorista sujeito a multas como aumentam a probabilidade de acidentes em razão da menor capacidade de drenagem da água e do comprometimento tanto da frenagem como da tração.
Indicados para serem realizados a cada 10 mil km, o alinhamento da suspensão e o balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula são recomendados assim como a medição e o ajuste da cambagem. “O perfeito alinhamento e balanceamento desse conjunto, além de ser um importante item de segurança, garante um excelente comportamento dinâmico do veículo na estrada e preserva a vida útil dos pneus”, conclui Rafael Astolfi.

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