A partir de 2008 a Continental irá investir 14,4 milhões de euros na ampliação da fábrica de pneus em Camaçari, na Bahia, a primeira planta de pneus do Grupo alemão no Brasil. Nesta nova fase, a produção passará para 18 mil pneus por dia, quase cinco mil unidades a mais do que o número previsto inicialmente.
Para a sua construção foram absorvidos recursos de US$ 260 milhões. “Com esta expansão, a empresa passará dos atuais 850 para 1.150 colaboradores até o final de 2008. Procuramos priorizar a qualificação e a geração de renda para o trabalhador baiano e com isso, atualmente 95% dos nossos colaboradores são da Bahia”, informa Pedro Carreira, diretor superintendente da fábrica.
Com a abertura da nova planta, foram gerados quase 3.000 empregos indiretos, número que aumentará com a ampliação e em treinamento, até 2007, os investimentos somam R$ 6,5 milhões. A contribuição para o desenvolvimento da economia baiana também inclui a atração de novos negócios, como a implantação de indústrias para o fornecimento de matérias-primas e de ferramentaria para a indústria de pneus. Carreira assinala que projetos de investimento avaliados pela matriz do grupo, na Alemanha, dependem da eficiência e dos custos de mão-de-obra, e a continuidade da parceria com os Governos do Estado e da União.
Essa fábrica foi inaugurada em abril de 2006, ocupa 500 mil m² em uma área de 800 mil m² no Pólo Industrial de Camaçar e produz pneus para carros de passeio e caminhões. Sua projeção final de produção é de aproximadamente 16 milhões de pneus por ano.