Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Consultor técnico da Tuper fala sobre os benefícios do catalisador

A Tuper Escapamentos e Catalisadores, por meio de seu consultor técnico, Salvador Parisi, explica a importância de um sistema de exaustão em ordem para. Segundo a empresa, um catalisador em ordem garante o bom desempenho do veículo e evita que o motorista seja multado. Desde 1997, o catalisador é item obrigatório. Quem anda com ele inoperante ou faz a remoção comete infração grave, recebe multa de R$ 127,69 e ganha cinco pontos na carteira nacional de habilitação.

17241

Salvador explica que o catalisador transforma os gases tóxicos da queima de combustível em gases inofensivos. “Essa transformação acontece através da reação de efeitos químicos quando os gases produzidos pela combustão entram em contato com os materiais contidos internamente no catalisador. O processo também determina o fluxo dos gases, controlando ainda o nível de ruído produzido pela combustão”, diz o consultor técnico da fabricante da peça. Salvador declara que, quando um carro está com o catalisador estragado ou simplesmente está sem a peça, consome mais combustível e tem o desempenho prejudicado.

A vida útil do catalisador, em motores com manutenção adequada, ultrapassa os 80 mil quilômetros rodados. Se o mecânico receber um veículo acima desta quilometragem que nunca reparou o sistema de escape, recomenda-se verificar se a peça ainda está em perfeito estado.

Já os catalisadores de reposição duram pelo menos 40 mil quilômetros, segundo o especialista. “Em veículos fabricados depois de 2010, o sistema de gerenciamento do motor monitora a eficiência do catalisador e informa ao motorista, no painel, quando ela fica comprometida, acendendo a lâmpada LIM”, comenta Salvador. O mecânico sempre deve comprar e instalar catalisadores com o selo do Inmetro, que é obrigatório.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php