Conheça os sinais de problema no sistema de freio

sistema de freio Nakata

Alguns indícios de problema no freio incluem pedal duro ou pesado, pedal mais baixo, vibrações no volante ou até desvio na trajetória ao frear

 

A Nakata alerta que o sistema de freios deve ser verificado regularmente, por ser fundamental para a segurança dos ocupantes do veículo. Mas você sabe identificar os sinais de que há problemas nos freios?

“Quando o pedal de freio fica duro e pesado pode indicar comprometimento do sistema de freios. É sinal que o multiplicador de força, o servo freio, está com algum defeito, podendo ser problema de estanqueidade da mangueira que liga o servo freio até o motor, câmaras sem vedação”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata.

Por outro lado, se o pedal de freio está baixo ao pisar, chegando às vezes a tocar o assoalho, o problema pode estar no cilindro mestre. A recomendação é então verificar gaxetas com avarias, o que faz com que ocorra perda de estanqueidade interna e, consequentemente, perda de pressão. “Vazamentos por tubulações rígidas ou flexíveis também pode provocar pedal mais baixo”, explica o especialista.

Outros problemas que podem levar ao pedal mais baixo são: vazamentos ocasionados na região da pinça de freio ou no cilindro de roda no caso de tambor de freio traseiro, tubulações partidas ou baixo nível de fluido de freio no reservatório.

Indícios na direção

É importante que o motorista fique atento a vibrações no volante ao pisar no freio, o que pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. Pode haver esse tipo de vibração também caso tenha ovalização no tambor, no caso do freio traseiro. “Mas não confunda com veículos que têm freio ABS, que numa frenagem de emergência pode haver vibração no pedal de freio”, completa.

Outro sinal é se o freio estiver esponjoso ou fofo, o que pode ser indício de presença de ar no sistema de freio. Aí será necessário fazer sangria do sistema. “Envelhecimento do fluido de freio também pode ocasionar este tipo de problema. Basta trocar o fluido e fazer a sangria”, explica Guimarães.

Por fim, se o motorista notar desvio de trajetória ao pisar no freio, a recomendação é verificar as condições das pinças de freio e se há engripamento do êmbolo por oxidação.

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