Encerra-se hoje (4/10) o Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2012. Nesta edição, o tema de destaque foi “Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas”. Com 22 painéis, o evento contou com mais de 80 empresas, além da apresentação de 148 trabalhos técnicos.
Além de quatro painéis inéditos (Competitividade, Compras, Transporte Intermodal, Veículos Elétricos e Híbridos), o congresso apresentou pela primeira vez simulações de desencarceramento, operação feita em situações de resgate em acidentes automobilísticos. O intuito foi demonstrar a importância da estrutura do veículo para a proteção dos ocupantes no momento de uma colisão, e para o resgate rápido e eficaz.
A fabricante global Dana apresenta sua completa solução de driveline para veículos comerciais, o novo Cardan Diamond Series para caminhões pesados, o inédito driveline fornecido para a nova Ford Ranger (na nova área de inovação da SAE) e as soluções de Tecnologias de Força (Gerenciamento Térmico e Vedação).
Tendência de miniaturização na área de arquitetura eletroeletrônica foi a novidade da Delphi com o Crimpless, um novo conceito para a junção de cabos automotivos e terminais metálicos sem crimpagem mecânica. A tecnologia consiste na soldagem por resistência para a junção entre cabos e terminais, tornando possível a miniaturização. Além disso, garante confiabilidade e estabilidade de sinal ao longo do tempo.
Os especialistas do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) estiveram de plantão nos qautro dias do SAE BRASIL 2012, com o intuito de tirar todas as dúvidas das empresas do setor de automotivo sobre a certificação de produtos obrigatória instituída pela Portaria nº 301 de 21/07/2011 do Inmetro.
Além disso, a entidade divulgou a sua unidade de treinamentos para a indústria automotiva, como os cursos sobre as normas VDA, que o instituto representa oficialmente no Brasil e Argentina. “Isso significa que os treinamentos ministrados por nós são oficiais e equivalentes aos realizados na Alemanha, pela própria VDA”, afirma o gerente de novos negócios, Alexandre Xavie, gerente de Novos Negócios do IQA.
A FPT Industrial marcou presença e apresentou em seu estande o motor F1C GNV, que equipa o Iveco Daily, e o NEF 6 GNV que está no Iveco Tector, preparado como caminhão de lixo exposto. Na oportunidade, a companhia também expôs a completa gama de motores GNV para veículos comerciais, como o F1C 3.0l e o Cursor 8.
Com executivos participando dos painéis, a Mercedes-Benz também contou com um espaço para a demonstração do caminhão extrapesado Actros rodoviário, top de linha da marca no Brasil. No encerramento do congresso, Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, receberá o Prêmio SAE Brasil 2012, como forma de reconhecimento a sua contribuição para a engenharia da mobilidade.
Atenta à obrigatoriedade do ABS em todos os veículos nacionais, a SKF do Brasil estima que as vendas do sistema para montadoras devam dobrar até 2015, quando a lei entra em vigor. No SAE Brasil, a companhia apresenta detalhes da tecnologia como rolamentos de rodas HBU com sensor para ABS integrado, encoder magnético para ABS integrado à vedação e também a segunda geração de rolamentos de rodas com tecnologia ABS integrada. A marca aproveita para mostrar os rolamentos de roda, câmbio, motor, suspensão e transmissão para linhas leve e pesada.
Serviço:
21º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade
Data: 02 a 04 de Outubro de 2012
Horário: 09h30 às 20h
Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
São Paulo – SP – Brasil
Site: www.saebrasil.org.br