Congresso SAE Brasil 2005

Começou ontem (22/11) o Congresso SAE Brasil 2005, no Transamérica Expo-Center, em São Paulo. O evento se estende até quinta-feira (24/11) e acontece entre 12h e 21h. O Congresso reúne milhares de profissionais, representantes do governo e acadêmicos dos setores automotivo, aeroespacial, manufatura, veículos comerciais e fora-de-estrada. No Congresso SAE Brasil as empresas  têm visibilidade internacional de suas tecnologias e as universidades aproveitam a oportunidade para difundem seus conhecimentos.

Bosch apresenta tecnologias que reduzem consumo e emissões em congresso

A Robert Bosch América Latina apresenta novas tecnologias no Congresso SAE Brasil 2005, que diminuem o consumo e emissões de poluentes, além de proporcionar mais conforto e segurança aos motoristas. A empresa equipou um Astra Flex Power 2.0 com o Flex -Start, um novo conceito de partida a frio e, conforme a Bosch, elimina o reservatório de gasolina dos veículos a álcool ou multicombustíveis. Já o Start Stop é um sistema que proporciona – através da análise de uma série de condições de uso do veículo –  o desligamento do motor e a partida automática em determinadas situações. Desta maneira, o equipamento economiza combustível entre 5% a 15%, de acordo com a trânsito.

Cockpit é destaque da VDO na SAE

A Siemens VDO Automotive, fabricante de equipamentos de mecatrônica e eletrônica para veículos, mostra o cockpit conceito Cesar (Cockpit Sistema de Arquitetura Eletromecânica), o Head up display (painel multicolor) e o cluster genérico. O cockpit Cesar é constituído por três módulos: driver, center stack e passenger, os quais são agrupados conforme critérios ergonômicos e servem para beneficiar a postura do motorista no interior do veículo. Segundo a VDO, o equipamento é produzido com material reciclável, possui design moderno, é eficiente e proporciona maior segurança no projeto devido utilizar um conceito previamente validado. “Isso resulta na diminuição de seu peso e aumenta o espaço interno do veículo”, disse Rui Negreiros, gerente da divisão de Cockpit da Siemens VDO Automotive. Para o segmento de veículos comerciais a empresa destaca o Cluster Genérico, um painel de instrumentos modular que pode ser adaptado em diversos veículos. Na linha de auto-rádios e entretenimento, a companhia disponibiliza aparelhos da linha 2006, com destaque para o modelo CD 2604 MP3, que possui computador de bordo, comunicação com displays e controle remotos de volante originais de diversos carros. Outro atrativo é o moniktor de 8 polegadas com DVD Player, que reproduz também CD e MP3.

Dana mostra sistema inteligente de arrefecimento em Congresso

A Dana mostra no Congresso SAE Brasil 2005 seu Sistema Inteligente de Arrefecimento, que opera de forma independente, possui gerenciamento eletrônico e, segundo a empresa, oferece aos motores ganhos em performance e durabilidade, além de redução no consumo de combustível, emissões de gases, peso e ruído. O equipamento é formado por quatro componentes básicos: bomba d’água elétrica, válvula eletrônica de controle de fluxo, junta de cabeçote com sensores e unidade central de processamento. Com relação ao sistema tradicional, o novo equipamento possui demanda ideal para o arrefecimento do motor, de acordo com o momento e a necessidade, sem falhas e desperdícios. Para obter dados precisos de temperatura, o sistema inteligente conta com sensores instalados em pontos estratégicos da junta de cabeçote. A Dana oferece também o Sistema Inteligente de Lubrificação, que pode ser aplicado tanto em motores quanto em outros sistemas, como transmissões, eixos diferenciais e turbinas.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php