Tema será debatido no 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, que acontecerá no dia 19 de outubro.
O 7º Congresso Brasileiro do Mecânico abordará temas pertinentes ao dia a dia de uma oficina mecânica. Entre os assuntos mais votados pelos mecânicos está o diagnóstico e os problemas encontrados nos motores 1.0 com 3 cilindros e sobrealimentação (turbo).
Neste tema, vamos discutir de forma aprofundada os motores de alta potência e baixa cilindrada. Todos eles são alimentados eletronicamente, alguns são superalimentados e/ou fabricados com novos e modernos materiais, como ligas de alumínio. Inclusive, esses motores já estão presentes nos modelos mais vendidos no Brasil, como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Strada, Citroën C3, Peugeot 208, entre outros.
Será debatida também a possibilidade de reforma (retífica) desses motores, o que depende da disponibilidade de peças de reposição adequadas (sobremedida) e das especificações técnicas. Se houver peças disponíveis, os motores podem ser reformados como qualquer outro. E parece que é isso que ocorre com grande parte dos modelos atualmente comercializados. Ao longo das próximas semanas, divulgaremos quem serão os debatedores do assunto do congresso.