Inspeção regular e o armazenamento correto estão entre ações necessárias
A Dunlop Pneus oferece orientações sobre durabilidade de pneus que não são utilizados regularmente, como o estepe, e recomenda práticas de armazenamento.
Por quanto tempo dura um pneu? Mesmo sem uso, é uma preocupação por causa da degradação natural dos materiais ao longo do tempo. Para garantir a segurança, os pneus devem ser inspecionados regularmente para identificar possíveis sinais de envelhecimento, como rachaduras nas borrachas ou deformidades.
Segundo a Dunlop, pneus não tem uma data de validade específica, eles têm um prazo de garantia de 5 anos estabelecidos pelos fabricantes. A data de fabricação do pneu pode ser identificada através do código “DOT” localizado na lateral do pneu.
Os quatro últimos dígitos do código indicam a semana e o ano de manufatura. Pneus armazenados por mais de 5 anos devem ser avaliados antes da utilização, pois a ação do tempo pode resultar na perda de resistência e aderência, além de os tornar mais suscetíveis a furos e fissuras.
No caso de estepe ou armazenamento dos pneus em outros locais, a Dunlop recomenda que sejam mantidos nas seguintes condições: um local fresco, seco, e sem exposição direta à luz solar ou fontes de calor. Nessas condições, os pneus podem ser considerados seguros para uso por até 5 anos a partir da data de fabricação.
Apesar de não ser utilizado frequentemente, o estepe também deve ser inspecionado regularmente. É importante verificar a pressão do ar e quaisquer sinais de deterioração, como rachaduras ou deformações, para garantir que esteja pronto para uso em caso de emergência.