A concessionária Apta Caminhões e Ônibus, especializada nas marcas MAN/Volkswagen, espera aumentar a venda de caminhões novos e usados em 2013. De acordo com a diretoria da concessionária, este ano começa com a retomada na economia, cenário que permitirá alavancar o setor, expectativa baseada em diversas consultas e pedidos em análise de crédito pelos bancos.
Outro indicativo de crescimento é o grande volume de comercialização de cotas de consórcio, que, segundo a Apta, vem aumentando a cada mês pelo custo/benefício que o investimento representa.
O mercado de caminhões terminou 2012 com queda de cerca de 20% nas vendas, segundo as informações dos diretores da concessionária, por causa da nova legislação sobre emissões e o impacto da desaceleração econômica. Em 2011, as vendas de caminhões em todo o Brasil alcançaram 53.145 unidades, mas caíram para 42.499 no ano passado.
Entretanto, a demanda por caminhões deve crescer em 2013 devido aos estímulos dados pelo governo federal e provável retomada de gastos com infraestrutura, antecedendo a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. Já houve crescimento no último trimestre de 2012, houve crescimento no mercado brasileiro e o total previsto para 2013 é de 47.500 veículos vendidos no mercado nacional.
A concessionária Apta, que possui unidades em São Bernardo do Campo/SP, e no litoral paulista, também espera bons resultados no setor de ônibus, no qual a MAN/Volkswagen teve vendas que corresponderam a 28% dos veículos vendidos no país, com 8.037 unidades.