A missão do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) que esteve na Europa em setembro, além de visitar feiras e empresas do setor, também se reuniu com a Federação Internacional dos Reconstrutores de Motores (FIRM), entidade representante do setor retificador europeu. “Nosso objetivo é não apenas integrar o Conarem ao movimento internacional, mas também colaborar para a construção de programas que atendam as necessidades dos retificadores em todo o planeta.”, afirma o presidente da entidade brasileira, José Arnaldo Laguna.
De acordo com Conarem, durante o encontro, a diretoria da entidade internacional mostrou preocupação com relação ao avanço dos produtos remanufaturados das indústrias de motores. A missão brasileira também relata que os representantes da FIRM comentaram que há interesse de fundar um movimento internacional, reunindo as entidades de representação nacional para gerar uma ação protecionista voltada ao setor.
“Observamos que os problemas enfrentados no Brasil são semelhantes em outros países”, acrescenta Laguna, que se dispôs a participar e colaborar com a iniciativa. O presidente do Conarem afirma que o encontro foi muito enriquecedor e permitirá a troca de experiências que servirão para ajudar a promover o desenvolvimento sustentado do setor no Brasil. “Já temos o ponto de partida e agora vamos estabelecer um canal de comunicação permanente com a FIRM”, conclui.