Falhas de aceleração e dificuldade de partida podem sinalizar defeitos nesse sistema
O circuito de baixa pressão de combustível tem a função de enviar o óleo diesel do tanque até o circuito de alta pressão da bomba injetora. Se houver defeitos na parte de baixa pressão, todo o sistema ficará prejudicado, ocorrendo falhas no seu funcionamento. Assim, para diagnosticar problemas, a Revista O Mecânico exibe o passo a passo de verificação do circuito de baixa pressão.
O procedimento de verificação apresentado é válido para os motores V6 de 3.0 litros, denominados LR‑TDV6 na Land Rover. Esse propulsor equipou diversos modelos da marca, como Discovery 4 e Range Rover Sport, entregando 245 cv à 4.000 rpm e 61,2 kgfm de torque à 2.000 rpm. A bomba injetora que equipa esse motor diesel é a CP4.
Para medir a pressão na linha de pré-alimentação, é preciso conectar um adaptador à válvula reguladora da bomba de alta pressão de combustível. Isso ocorre porque a bomba mecânica de baixa pressão a ser avaliada é blindada e não possui conexões para a entrada e saída do combustível. Dessa forma, a medição deve ser feita através da carcaça da bomba de alta pressão, onde está montada.
Procedimento de verificação do circuito de baixa pressão
Passo 1: Retire o conector elétrico da válvula reguladora de pressão.
Passo 2: Remova os três para parafusos TX25 de fixação da válvula reguladora de pressão e a retire.
Passo 3: Instale a ferramenta de adaptação de teste 1 681 032 115 no local da válvula reguladora de pressão.

Passo 4: Monte a válvula reguladora do veículo sobre a ferramenta 032 115, instalando os parafusos de fixação da ferramenta e válvula que a acompanham.

Passo 5: Religue a conexão elétrica da válvula reguladora de pressão e instale o manômetro de pressão no adaptador de teste.

Passo 6: Compare o valor de pressão, que com a chave ligada deve ser de 0,5 bar. Na partida, a pressão deve ficar entre 2,5 e 3,5 bar.
Por fim, caso os números de pressão sejam inferiores aos valores recomendados, deve-se analisar os componentes como bomba elétrica, filtro de combustível, conexões e demais itens. Também, o mecânico deve ficar atento a sintomas como dificuldade de partida e falhas na aceleração, que podem indicar problemas na alimentação de combustível.
Créditos: Mecânico Pro