Saber abordar os clientes, que tipo de conteúdo enviar e algumas regras de boa etiqueta podem fazer do WhatsApp um grande aliado da oficina
O uso do WhatsApp hoje já é bastante comum para fazer o contato direto entre a oficina mecânica e os clientes. Mas a tecnologia, ao mesmo tempo em que ajuda e facilita o trabalho, exige alguns cuidados.
O primeiro é lembrar que o WhatsApp é um espaço pessoal, ou seja, o cliente pode não gostar de ser abordado dessa forma sem seu consentimento.
Será que todo cliente quer ser abordado pelo WhatsApp?
É importante que a oficina possua um número de WhatsApp para fazer esse atendimento, seja informar o endereço do estabelecimento, seu horário de funcionamento, passar orçamentos ou confirmar que o veículo está liberado para retirada. O dono da oficina pode disponibilizar esse número no site da empresa, nas informações do Google Meu Negócio ou mesmo nas redes sociais.
Existe inclusive o WhatsApp Business, uma versão empresarial que permite incluir informações do seu negócio no cadastro, como endereço, horário de atendimento e área de especialidade. Essa opção também possibilita criar mensagens automáticas para agilizar o atendimento, especialmente se você não tiver uma pessoa dedicada para isso na oficina. Outra vantagem é a criação de listas de transmissão, para envio de mensagens simultâneas para vários contatos.
Por outro lado, se o primeiro contato partir da oficina, tenha o cuidado de solicitar algum tipo de autorização do cliente. Se não for possível pedir o consentimento antes para adicioná-lo à lista de contatos da oficina, seja educado e simpático nas mensagens e dê a ele a opção de escolha. Caso contrário, o cliente poderá bloquear o seu número, invalidando futuros contatos.
Procure enviar mensagens como: “Olá, aqui é o Marcelo da Oficina O Mecânico. Estamos com uma promoção de alinhamento e balanceamento que vai só até o final do mês. Gostaria de saber mais informações? Responda SIM e enviaremos os detalhes da promoção”
Regras de boa etiqueta
– Na foto do perfil, utilize o logo da empresa ou uma foto discreta, caso não seja possível separar o número pessoal do corporativo
– Não envie mensagens fora do horário comercial, incluindo tarde da noite, feriados ou finais de semana
– Evite também mensagens insistentes, que podem afastar o cliente
– Atenção à linguagem. O WhatsApp é uma ferramenta informal e, por isso, você pode adotar esse tom nas conversas. Mas cuidado para não exagerar, passando a impressão de uma empresa desorganizada ou sem comprometimento
– Cheque as mensagens regularmente ao longo do dia e responda o mais rápido possível. Se o cliente envia uma mensagem ele não espera receber a resposta só no dia seguinte. Se optar pelo atendimento via WhatsApp, esteja preparado para essa nova demanda
Envio de dicas e conteúdo úteis
Sempre que possível, procure enviar conteúdos que sejam úteis para os seus clientes. Essa pode ser uma forma interessante de manter contato regularmente com eles e fazer com que se lembrem da empresa, mesmo que não seja época de revisão do veículo.
Podem dicas simples ou dúvidas comuns, como os itens que ele mesmo deve conferir antes de pegar a estrada (calibrar os pneus, checar nível do óleo, levar documento do veículo etc), um lembrete para fazer a revisão antes das férias ou até uma breve lista de sinais que indicam que os freios podem estar precisando de manutenção.
O objetivo aqui é que o cliente se lembre sempre de você, mas sem exagero. Que tal pensar em uma mensagem dessa por mês ou uma a cada dois meses? Quanto ao formato, pode ser em texto ou mesmo um vídeo curto de no máximo 1 minuto. Seja breve, mas passe a informação.
Ao oferecer dados relevantes para ele e seu dia a dia com o veículo, a divulgação da oficina ou do seu trabalho virá naturalmente. Pense nisso como uma ótima ferramenta de marketing, mas sem ser invasivo.