Motor permanece em linha até hoje com atualizações na Chevrolet Spin 2025
Para o bom funcionamento do motor, é preciso que o sincronismo entre virabrequim, válvulas, pistões, eixos de comando e demais componentes seja perfeito. Caso não esteja correto, além de afetar a potência e consumo, podem ocorrer falhas e até problemas de quebras de válvulas e pistões. Dessa forma, a Revista O Mecânico apresenta a análise dos sinais de sincronismo para o propulsor 1.8 da família 1 da GM.
Entregando de 106 cv até 117 cv dependendo da versão, esse motor equipou diversos modelos da Chevrolet, como Corsa, Montana e Meriva, além de veículos da Fiat como Stilo e Palio. Com uma ótima robustez, esse propulsor tem a manutenção simples e acessível, estando em linha até hoje com pequenas atualizações na Chevrolet Spin 2025.
Para analisar o sinal do sincronismo desse motor, é preciso conectar o osciloscópio no sensor de fase da admissão, no sensor de rotação, no cabo da bobina de ignição do primeiro cilindro e no primário da bobina. Além disso, para conseguir observar o sinal corretamente é preciso configurar as escalas horizontais em 720°, que são duas voltas no motor completando os quatro ciclos, e na escala vertical deve ser configurada a tensão conforme imagem abaixo.
Assim, basta checar se o veículo em que a análise estiver sendo feita apresenta os sinais conforme referência. Se houver uma discrepância nos valores ou formato dos sinais, o mecânico precisa investigar se o defeito é proveniente dos componentes em si ou de algum outro causador.
Créditos: Mecânico Pro