Sistema proporciona conforto e funcionalidade, mas requer atenção na manutenção
O sistema de freio eletrônico presente no Jeep Renegade e também Compass, Commander e veículos com a plataforma Small Wide – facilita a vida do motorista, pois além de dispensar o esforço no acionamento da alavanca, ele possibilita a função auto hold, que mantém o carro com os freios acionados no anda e para do trânsito urbano ou em subidas. Por isso, a revisão desse sistema é de grande importância para a segurança, e a Revista O Mecânico apresenta o procedimento para efetuar a sua manutenção.
Lançado no mercado brasileiro em 2015, o Renegade possuía duas motorizações, 1.8 eTorq, com 139 cv, e o 2.0 turbo diesel de 170 cv e tração integral. Atualmente, o modelo é vendido apenas com a motorização 1.3 T270 turboflex, recentemente atualizado para o Proconve P8, entregando 176 cv em versões 4×2 e 4×4.
No entanto, todos os modelos nacionais da Jeep usam o mesmo sistema. Ele também é compartilhado com a Ram Rampage que estreou em 2023.
Para o procedimento de troca das pastilhas do freio de mão eletrônico, os passos são os seguintes:
-Com o motor em funcionamento, libere o freio de mão.
-Fora do carro, solte as rodas traseiras e conecte o scanner no veículo.
-Acesse o grupo que, a depender do tipo de scanner, pode ser chamada de troca de pastilha ou liberação do freio traseiro. Dentro desse grupo, acesse a função troca de pastilha 1, momento em que o motor elétrico irá atuar e afastar as pastilhas do freio de mão.
-Solte o conjunto da pinça de freio com o motor elétrico do cavalete. Para evitar danos as conexões e ao chicote do motor elétrico, suspenda os componentes com uma cinta.
-Na pinça de freio removida é necessário recuar o pistão totalmente com uma ferramenta para facilitar a remoção das pastilhas.
-Desmonte o cavalete do suporte, retirando o disco de freio e limpando toda a superfície do cubo de roda.
-Meça também a espessura dos discos de freio, além de verificar o empenamento, para substituir o componente, se necessário.
-No cavalete de freio, os clips devem ser substituídos, examinando também os pinos deslizantes e guarda-pós, analisando o estado e substituindo-os, caso necessário.
-Lubrificar os pontos de apoio das pastilhas no cavalete, fixando-o no suporte.
-Instale as pastilhas de freio novas, montando a pinça de freio no veículo.
-Com o scanner, acesse a função troca de pastilha 2, que irá acionar o sistema do freio de mão eletrônico e deslocar as pastilhas para próximo dos discos.
-Acesse também a função ajuste básico, para que o sistema deixe as pastilhas de freio com uma folga admissível em relação ao disco de freio, para realizar o assentamento.
-Para finalizar, acione o freio de mão eletrônico e verifique se o sistema está funcionando normalmente.
O mecânico deve ficar atento para seguir todos os procedimentos recomendados pela fabricante, visto que os freios são um sistema de segurança do veículo e dos ocupantes. Além disso, é recomendada a utilização de componentes de qualidade nas manutenções do conjunto de frenagem.
Créditos: Mecânico Pro