Características são distintas e cada um é destinado a determinados tipos de aplicação
Os discos de freio têm a função de desacelerar e parar o veículo. A Fremax apresenta algumas características sobre os diferentes tipos de discos de freio. De acordo com a fabricante há dois principais tipos de discos: sólido e ventilado.
O disco de freio sólido é utilizado em aplicações que necessitam menos potência de frenagem, como por exemplo, o eixo traseiro da maioria dos automóveis ou até discos dianteiro de veículos mais leves e menos potentes. O disco de freio é mais barato e tem estrutura mais simples, o que acaba diminuindo a sua capacidade de trocar calor e diminuir a sua temperatura após cada frenagem.
Já o ventilado é um disco com uma estrutura mais complexa, usado comumente nos eixos dianteiros da maioria dos veículos ou até em eixos traseiros de SUVs e veículos de maiores cilindradas. Este disco possui uma ventilação interna entre suas pistas de frenagem, que permite a passagem de ar, responsável pelo resfriamento da peça. Desta forma, o disco resfria mais rápido, evitando que o sistema ultrapasse a sua temperatura máxima de funcionamento.
Existe também o disco de freio ventilado com variações perfuradas ou ranhuradas. Estas variações, fornecidas pelas montadoras em veículos esportivos, possuem mais performance de frenagem. Os discos perfurados possuem uma série de pequenos furos na pista de frenagem que ajudam não só na saída dos gases da frenagem, mas também no resfriamento do componente. Desta forma, é aumentado o atrito, ampliando a eficiência, também, em pistas molhadas.
Os discos ranhurados, por vez, possuem uma série de sulcos na pista de frenagem. Estas peças, também, são aplicadas pelas montadoras em seus veículos mais potentes e sua aplicação visa muito a otimização do atrito. Além dos sulcos ajudarem no resfriamento da peça, a sua principal função é fazer a limpeza da pastilha de freio, removendo detritos e pós que reduzem o coeficiente de atrito entre pastilha e disco, garantindo aumento de performance de frenagem do sistema.