Diagnóstico permite identificar problemas nos sensores ou no sincronismo do motor

O sincronismo correto do motor é essencial para que as válvulas abram e fechem no tempo correto, permitindo a passagem da quantidade adequada de ar e combustível, além da saída dos gases de combustão. Dessa forma, para verificar o sincronismo do propulsor 1.0 Fire, a revista O Mecânico mostra a análise dos sinais entre a rotação e fase do motor.
Os sinais de referência apresentados são válidos para os motores Fire com código 310 A 1011. Esses motores possuem oito válvulas no cabeçote, com potência máxima de 75 cv com álcool, com torque de 9,9 kgfm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Para iniciar o processo de diagnóstico, no osciloscópio, é preciso configurar o CH1 para 20V de tensão na amplitude (eixo vertical), enquanto na duração (eixo horizontal) são usados 720°. No CH2, a duração é a mesma, 720°, enquanto a amplitude é de 50V.
A ponta de prova do CH1 será conectada no sensor de rotação, enquanto a ponta de prova do CH2 vai conectada no sensor de fase do motor. Feito isso, basta comparar os sinais emitidos no veículo em teste com os sinais de referência.