Como diagnosticar problemas na bomba d’água

Sintomas podem ser confundidos com defeitos na válvula termostática

A bomba d’água é um componente fundamental do sistema de arrefecimento do motor, com a função de fazer a circulação do fluido entre o bloco, cabeçote e radiador. Dessa forma, para ajudar no diagnóstico de problemas dessa peça importante, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de defeitos na bomba d’água.

Um dos principais sintomas de problemas é o superaquecimento do motor, que normalmente é ocasionado quando a bomba d’água não consegue circular o líquido de arrefecimento na quantidade suficiente, dificultando a troca térmica. Entretanto, esse mesmo sintoma pode surgir devido a problemas na válvula termostática ou no próprio radiador.

Outro indício de defeitos é o vazamento de fluido de arrefecimento pela bomba d’água, geralmente pelo retentor. Quando a vedação se desgasta, o líquido pode começar a vazar pelo componente. Além disso, ruídos incomuns próximos a bomba podem sugerir problemas no rolamento interno ou nas pás da bomba, sendo que os barulhos costumam aumentar com a rotação do motor.

Para o diagnóstico, o primeiro passo é realizar uma inspeção visual da bomba d’água, procurando por vazamentos próximos a ela e analisando a condição da correia de acionamento do componente, além de procurar por folgas excessivas no eixo. Também, é indicada a realização de testes de pressão no sistema de arrefecimento, onde será possível analisar a origem dos vazamentos, inclusive na parte externa da bomba.

Por fim, realizar a manutenção preventiva pode ajudar a aumentar a vida útil da bomba d’água, como fazer a troca do fluido de arrefecimento com a especificação correta e no prazo recomendado. Também, o mecânico deve se atentar na hora do diagnóstico, pois problemas na bomba podem ser confundidos com defeitos na válvula termostática, como mostrado nessa matéria.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php