Veja como identificar o uso de combustível contaminado por óxido de ferro em uma inspeção visual
A NGK esclarece uma dúvida que recebe frequentemente de mecânicos e clientes pelos canais de atendimento: o que causa o aumento do consumo de gasolina em motocicletas, principalmente em motos com sistemas de injeção? Primeiro, a empresa explica que essas motocicletas com sistemas de injeção tendem a se adaptar às condições de funcionamento do motor. Por isso, muitas vezes, pequenas falhas de ignição não são percebidas, mas logo causam diferença no consumo de combustível.
Segundo a NGK, a mudança no consumo de combustível pode ser relacionada ao óxido de ferro, um aditivo que pode ser utilizado para aumentar a octanagem da gasolina de baixa qualidade, mas que faz com que a vela perca isolação elétrica e gere pequenas falhas de ignição.
“A forma mais fácil de identificar o uso de combustível contaminado por óxido de ferro é por meio de uma inspeção visual. A ponta do isolador, parte cerâmica da vela de ignição vermelha, o eletrodo lateral e o castelo metálico, parte da rosca da vela, vermelhos são indicativos de contaminação da vela”, alerta Hiromori Mori, consultor da assistência técnica da NGK do Brasil.
O que fazer ao identificar a contaminação nas velas de ignição?
A NGK orienta que, a primeira coisa a fazer é substituir as velas de ignição, alertando o cliente sobre o combustível contaminado. É possível oferecer ela algumas dicas para evitar que o problema volte a ocorrer, como abastecer em postos de confiança, evitar combustíveis com preços muito baixos e sempre pedir a nota fiscal do combustível.
“É importante reforçar que, nem sempre o último combustível abastecido é o causador do problema. A contaminação é um processo gradativo e, no momento da revisão ou inspeção, é que constatamos a ocorrência”, finaliza Mori.