Combustível adulterado compromete a ação do catalisador e outros componentes



A Umicore alerta que o uso de combustível adulterado pode comprometer a saúde da população, pois uma das peças que são danificadas ao abastecer o veículo com gasolina ou etanol adulterado é o catalisador, componente responsável por converter até 98% dos gases.

De acordo com o gerente de Aplicação do Produto da Umicore, Miguel Zoca, o combustível ruim pode afetar o catalisador de duas maneiras. “A primeira delas ocorre quando o veículo é abastecido com um produto de qualidade inferior. Isso faz com que o fluido não seja totalmente queimado na câmara de combustão e chegue até o catalisador, alterando a superfície do componente e inviabilizando a sua performance”. Outro risco é a contaminação do catalisador por compostos inadequados presentes no combustível adulterado que afetam a conversão dos gases e comprometem a eficácia do componente.

Outras peças importantes também podem ser danificadas como o sistema de alimentação e de ignição, por exemplo, produzindo depósitos de carbono nas válvulas, corpo de borboleta e na câmera de combustão, o que reduz a vida útil do motor.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php