Confira a importância e como funcionam os relés de um carro, quais cuidados o mecânico deve tomar com a identificação e a substituição dessas peças fundamentais para o sistema elétrico do veículo
Fernando Lalli
Você sabe para que serve e como funciona um relé? Não se trata apenas de um plugue retangular que opera funções de “liga/desliga” da parte elétrica, fazendo “cliques” enquanto trabalha, essa peça pode ser bem mais complexa por isso. Não é exagero chamar os relés de pequenos maestros da parte elétrica do automóvel, afinal esses dispositivos regem todas as funções que envolvem algum tipo de condução de eletricidade, desde o acionamento do motor de partida até a temporização da luz interna do veículo.
Basicamente, os relés têm a função de fazer o serviço pesado dos interruptores e chaves pelos quais são acionados, que não aguentariam a corrente elétrica necessária para as operações caso estivessem sozinhos. O engenheiro Yuri Rodrigues, responsável pelo setor de importação e exportação da Dani Condutores Elétricos, explica a importância dos relés citando o exemplo do contato de uma buzina no volante, “que é muito pequeno e nunca suportaria a amperagem necessária para fazê-la soar”, detalha. Por isso, o contato apenas liga o relé, que faz todo o serviço.
Conceito
O funcionamento da grande maioria dos relés à venda no Brasil obedece ao mesmo princípio: o contato é acionado pelo campo eletromagnético gerado numa bobina comandada por um transistor ou circuitos integrados programados para atuar nos momentos desejados para a função predeterminada.
Relé eletromagnético é o mais comum no mercado
A média de duração de um relé eletromagnético comum é de 1 milhão de acionamentos, não importando o tempo de uso. Em algumas aplicações mais simples, ainda são usados relés termoelétricos, onde a eletricidade passa por uma resistência fixada em uma lâmina bimetalica, gera o calor que flexiona a placa e cria o contato.
Relé termoelétrico ainda é utilizada em aplicações mais simples
Uma nova tecnologia chamada Power Mosfet está substituindo os relés eletromagnéticos aos poucos, por meio de circuito de silício ao invés do conjunto “bobina e contatos”. Mas, de acordo com Yuri, ainda levará cerca de cinco ou seis anos para que fiquem baratos o suficiente, viabilizando sua utilização em todos os veículos.
Relé com tecnologia Power Mosfet dura 60 vezes mais, mas ainda é caro
“O Power Mosfet ainda é quase cinco vezes mais caro que o eletromagnético, mas é muito mais eficiente: dura quase 60 vezes”, garante Yuri. “O curioso é que, apesar de ser chamado de relé, essa é uma peça completamente diferente”, observa. Atualmente, os Power Mosfet são mais comuns em veículos pesados, já que seu maior custo é compensado pela durabilidade e confiabilidade que proporcionam.
Cuidado com a falta de padronização
Apesar de utilizarem o mesmo princípio básico, existem diversos tipos de relés: temporizadores, direcionais, auxiliares, específicos para injeção, ar condicionado e aplicações especiais (até o aviso de “parada solicitada” dos ônibus possui um relé), entre outros.
O engenheiro da Dani conta que alguns veículos podem chegar a ter 30 relés, dependendo do número de componentes e opcionais elétricos que são equipados. Injeção eletrônica, ar condicionado, vidros e retrovisores elétricos, airbags, ABS, EBD, sensor de estacionamento, enfim, todos esses equipamentos que fazem parte do sistema elétrico têm um relé comandando suas ações.
Para saber como identificar cada tipo desse componente, o mecânico deve começar pelos pinos, também chamados de terminais. Todo pino é correspondente a uma ação e sua nomenclatura define o uso do relé. Mas a tarefa de decodificá-los, levando em conta os diferentes padrões e numerações adotados por cada montadora, gera muitas dúvidas.
A nomenclatura mais comum no Brasil é a DIN, alemã, popularizada pela Volkswagen e General Motors desde a década de 70, mas a chegada de diversas novas montadoras nos últimos anos trouxe nomenclaturas de outros países e até mesmo os fabricantes de peças de reposição tem dificuldade em acompanhar cada padrão.
“Temos que estudar bastante os diversos padrões que existem no mercado porque mesmo nós, fabricantes, chegamos a nos confundir com a diversidade”, surpreende Yuri. “Nós passamos ao mecânico todas as informações em forma de boletins, mandamos explicações junto com o catálogo, enfim, fazemos de tudo para que o mecânico não erre”, afirma.
Dicas para substituição de relés
Se até os fabricantes de peças de reposição têm que correr atrás de informações corretas para não confundir o cliente, outros tentam fazer o que acreditam ser a “manutenção” do relé quando o componente apresenta defeito. Ainda há casos de mecânicos que lixam os contatos supondo que esta seja a solução do problema. Porém, os contatos são de cobre e prata e, para evitar que eles colem, recebem nas pontas mais uma camada de prata. Quando essa camada é lixada, o cobre derrete com o calor da alta amperagem, grudando os contatos e acionando o relé ininterruptamente. Agora, imagine que isso aconteça no relé do motor de partida, e ele seja acionado e não desligue. Já imaginou o estrago? Pois é, e tudo por causa de uma peça que não custa mais do que R$ 40,00… Por isso, é sempre bom avaliar o tipo de economia que se faz, porque uma falha dessas na reparação pode sair muito cara.
Yuri afirma que não existe manutenção para essa peça que não seja a sua substituição por outra nova, mas na hora da aplicação, não deve ser simplesmente desconectada sem observar alguns detalhes. Fizemos o procedimento num Hyundai Tucson 2009 para demonstrar os cuidados que o mecânico deve ter ao substituir um relé em um carro que, além de ser importado, conta com diversos tipos de sistemas elétricos.
1) Antes de mexer na parte elétrica, desligue a bateria. Alguns sistemas ficam monitorando o veículo mesmo quando desligado, e retirar uma peça pode causar uma saída repentina de eletricidade – o chamado surto elétrico. Isso pode queimar o módulo.
2) Fique atento à posição e polarização dos pinos, quando indicada. Em um relé de terminais simétricos, trocar o lado negativo pelo positivo, por exemplo pode danificar seriamente o carro.
3) É importante conferir a numeração de cada relé com relação ao seu equivalente no mercado de reposição. De acordo com Yuri, algumas montadoras omitem o código dos terminais na peça original, o que dificulta para o mecânico procurar peças que não sejam de fábrica. Consulte os catálogos das fabricantes de relés para saber se há uma peça equivalente no mercado de reposição ou se o relé original é a única opção. Use sempre o código original da peça para consultar o catalogo dos fornecedores.
4) Verifique se o manual do fabricante ou o próprio carro possui um diagrama explicativo da caixa de relés para saber como instalar e qual é o relé correto. No caso da Tucson, a própria tampa da caixa traz em seu verso um desenho explicativo da posição de cada relé.
Nomenclaturas da Norma DIN | |
O DIN (“Deutsches Institut für Normung” ou “Instituto Alemão de Normatização”) é o órgão de metrologia e qualidade que atua na Alemanha, equivalente ao nosso Inmetro. Sua nomenclatura para terminais de relés foi popularizada no Brasil e, apesar de não ser o padrão adotado pela maioria das fábricas, segue como referência. | |
C | Saída para lâmpada piloto |
K1 | Saída para lâmpada piloto 1 |
K2 | Saída para lâmpada piloto 2 |
T | Entrada positiva do esguicho do limpador |
I | Entrada da chave temporizada do limpador |
L | Entrada da chave de seta esquerda |
R | Entrada da chave de seta direita |
LL | Saída para lâmpada do “cavalo” esquerda |
RR | Saída para lâmpada do “cavalo” direita |
1 | Bobina de ignição |
1a | Platinado |
4 | Bobina de ignição alta tensão |
15 | + 12V (+24V) após chave de ignição |
30 | + 12V (+24V) direto da bateria |
30a | Chave seletora série / paralelo (12V / 24V) |
31 | Terminal negativo da bateria |
31b | Negativo via chave ou relé |
31c | Entrada negativa do esguicho |
49 | Entrada + 12V (+24V) do relé de pisca |
50 | Motor de partida |
51 | Alternador |
53 | + Motor do limpador do para-brisa |
53a | Automático de parada do limpador |
53c | Entrada positiva do esguicho |
53e | Esguicho |
53m | Saída para motor do limpador |
53s | Retorno do motor do limpador |
54 | Luz de freio |
S | (Para temporizadores) Saída para o interruptor |
54L | Saída para lâmpadas da carreta esquerda |
54R | Saída para lâmpadas da carreta direita |
54g | Válvula de retardo do freio |
55 | Lâmpada de neblina |
56 | Positivo para faróis alto e baixo |
56a | Farol alto |
56b | Farol baixo |
57 | Lâmpada de posição lateral |
57a | Lâmpada de estacionamento |
57L | Lâmpada de estacionamento esquerda |
57R | Lâmpada de estacionamento direita |
58 | Lâmpada de posição traseira / licença |
58d | Lâmpadas de iluminação do painel (dimmer) |
58L | Lâmpada de posição esquerda |
58R | Lâmpada de posição direita |
71a | Buzina |
72 | Chave do alarme |
75 | Acendedor de cigarros / rádio |
81 | Chave seletora NF entrada (normal fechada) |
81a | Chave seletora contato NF (normal fechada) |
85 | Lado negativo da bobina do relé |
86 | Lado positivo da bobina do relé |
87 | Terminal NA (normalmente aberto) do relé |
87a | Terminal NF (normalmente fechado) do relé |
87b | 2º terminal NA (normalmente aberto) do relé |
49a | Saída para lâmpada do relé de pisca |
S | Ligar na saída W do interruptor |
W | Entrada negativa do sensor de nível d’água |
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O fio do relé do pino 85 do inibidor de partida. qual e o nomero do modulo que ele segue. fiesta 2005.
BOM DIA TENHO UMA DUSTER 2013 DYNAMIQUE , E DO NADA PAROU DE FUNCIONAR O AR CONDICIONADO É O AR AMBIENTE SERÁ QUE PODE SER U FUSÍVEL
Boa noite
Tenho um Peugeot 206 sw
Preciso do esquena da caixa de fusivel para localizar o fio da Buzina
Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
Meu megane 1997/1998, parou de funcionar ao mesmo tempo, limpador de parabrisa, comando de setas, lanternas, farol baixo, pisca alerta, vidro elétrico do lado motorista, bozina, luz de freio e luz de ré – odem me indicar um provável erro. O eletricista disse que pode ser uma unid. de processamento atrás da caixa de fusível, isso procede? Poisele não quiz mexer.
opa meu carro fox 2014 ele tva funcionando td mexeram na parte do som nos chicotes,,, parou de funcionar limpador para brisa traseiro-ar condicionado-farol medio farol primeria fase ele liga ja o farol meio alto nao funciona ai tenho q dirigir com alavanca puxada do farol pq moro na br sabe me dizer oq seria?
Bom tarde
Tenho uma Tucson 2013
Fui trocar a lâmpada da placa e porta mala. Durante a troca percebi que ela desligou as luzes. O técnico consertou mas agora parou o alarme, relogio e o ar condicionado eligando ao virar a chave. O que pode está acontecendo?
Bom tarde
Tenho uma Tucson 2013
Fui trocar a lâmpada da placa e porta mala. Durante a troca percebi que ela desligou as luzes. O técnico consertou mas agora parou o alarme, relogio e o ar condicionado ligando ao virar a chave. O que pode está acontecendo?
Tenho um gol G4 2013 e quando eu puxo a lavanca pra transformar o farol alto e fico segurado aciona o ventilador do carro ..e normal obg.
TROQUEI A BATERIA DA MINHA TUCSON E AGORA O CARRO NEM ACENDE O PAINEL, O QUE PODE TER ACONTECIDO, ALGUM RELE OU FUSIVEL?
Boa tarde tenho uma tucson 2013 e esta apresentando um problema na trava da porta do carona onde so aciona manualmente e o vidro traseiro lado esquerdo não funciona já olhei os fusíveis e não consta nenhum queimado.alguma ideia do problema.
Oiee Moura, deu certo o reset?
tenho um golf 97 mexicano,funcionava direitinho a eletricidade mas agora o
marcado de combustível parou , conta giro fica pulsando o em dicador de rpm o esqueiro quando ligo aciona o alarme dizendo que a porta mala esta aberto ta uma bagunça, só não interferiu no motor esta funcionando,pode me ajudar.
Bom dia, tenho golf 2011 foi instalado xenon no milha e quando liga aciona o limpador do parabrisa oque pode ser?
Tenho um astra 2008 há luz do pisca do alerta não esta acendendo e o controle do mesmo não esta dando sinal o que esta acontecendo ,sem mais obrigado
Fui arrumar uns fios partidos mais acabei soltando os fios dentro da alavanca de seta do fiesta sendan sem querer e agora não sei qual é aposição correta dos mesmo caso vc puder me ajudar eu agradeço
Falha geral de elétrica. Provavelmente na caixa de fusíveis. Procure um profissional urgentemente.
Tenho um palio 2011/2012 e do nada o ar não liga o pára-brisas tbm não nem os vidros baixam mais o carro tá ligando normalmente será bateria ou elétrica ?????????
Muito bom essi poder ajudar quem precisa Laio o problema tá na refrigeração não tem nada haver com o som
Muito bom essi poder ajudar quem precisa
Você precisa fazer um reset no seu carro é fácil me liga q t falo 11 953894418
Laio, o sistema do eletroventilador está sendo desligado. É necessário rever toda a instalação. Um abraço.
Olá, eu instalo um som e dai em diante o carro da esquente e para de funcionar.
Qual pode ser o problema?
Valdinei, infelizmente, não dispomos dessa informação. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.
Marcelo, infelizmente, não dispomos das informações que você precisa. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.
Boa tarde, tenho um siena 1.0 2012 que está com uma pane elétrica que não funciona : vidro, farol, desembaçador, ar condicionado, desembaçador traseiro, tudo isso parou de funcionar junto, mas o carro funciona normal,, pode andar com ele, tentei desligar e ligar a bateria e funcionou por alguns minutos, mas voltou a acontecer tudo novamente, já olhei todos os fuziveis e não tem nenhum queimado, não sei mais o que pode ser, ser alguém souber agradeceria muito a ajuda.
LIMPADOR DO MEU SIENA 2011 PAROU DE FUNCIONAR
AS LUZES NÃO ACENDER NEM O AR CONDICIONADO NÃO LIGA
com a nova lei que entra em vigor em nove dias gostaria de instalar um modulo ou um temporizador de retardo na blazer 98 para que não ligasse as luzes junto com o motor que atrasasse uns segundos e ai ligasse as luzes junto para não esquecer e receber multas novas .
att Cezar.
pode dar uma dica por favor
Ola tenho um logan 11/12 ea ventoinha parou e e problema de rele tem algum problema se eu por o relé de outra cor? Pois a ventoinha esta direta. E tenho um relé marrom sobrando eo relé da ventoinha e preto. Tem problema de substituição?
Obrigado pelas dicas.
Meu uno ie 96 parou de funcionar o acionamento da luz de cima do carro a de porta e o som não loga , quando fui trocar ela por uma de led o que sera que deve ter acontecido queimou algum fusível ?
Ficou muito claro a função do rele,favor fazer um explicando como testar o relé.
Tambem do modulo tem no carro,qual função
Qual fio que arma o relé principal do Peugeot 306…?
e eles tem umas numeracao 83 , e tem um sinal de mais, aonde tambem a uma ligacao, e gostaria de saber como ligar o farol de milha ,pois ele ja tem uma a ligacao feita nos farois de milha mas nao acende no botao. ja tem um fio que sai dele e ,e ligado no fio amarelo grosso do farol normal .se eu me lembro e o que tem o sinal de mais;tem como ensinar ligar o farol de milha obrigado.
Tenho um astra hatch (2.0 16v) e troquei a bateria, há poucos dias, pra uma de 60A, a antiga era 80A… E agora não funciona mais a parte elétrica direito, os conta giros estão todos desregulados, às vezes não marca gasolina, nem a kilometragem. Tem algo que eu possa fazer? Ou é só a troca da bateria?
Prezado Clayvman,
Provavelmente, pode ter ocorrido um mau contato no chicote. No entanto, como um diagnóstico a distância é difícil, recomendamos realizar um diagnóstico completo dos componentes do sistema.
Atenciosamente.
ola meu ar do vw polo 2004 do nada parou de gelar ta saindo so o ar ambiente.isso aconteceu assim que eu tirei do lugar o modulo de conforto,ele ficou pendurado ai eu levantei ele logo em seguida ele parou de gelar,sera que tem alguma coisa a ver com parte eletrica