A Marelli Cofap Aftermarket anunciou o lançamento de uma nova linha de bieletas fabricadas em nylon, voltadas para o mercado de reposição automotiva.
O novo material é mais leve que o aço e contribui para a redução do peso total do veículo.
Além do ganho em eficiência, o nylon é reciclável, o que permite o reaproveitamento das peças ao fim da vida útil, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Segundo a empresa, as bieletas em nylon oferecem ainda maior resistência à corrosão, durabilidade ampliada e redução de ruídos e vibrações durante o uso.
Essenciais para o sistema de suspensão, as bieletas conectam a barra estabilizadora aos braços oscilantes, garantindo o equilíbrio das rodas em curvas e manobras. Quando desgastadas, podem gerar folgas e ruídos, comprometendo o conforto e a segurança.
A nova linha chega ao mercado com três códigos e ampla cobertura de modelos:
• BTC04123N — atende modelos Chevrolet como Astra (1999–2011), Cobalt (a partir de 2011), Onix e Novo Onix (desde 2012), Tracker (desde 2020), Nova Montana (desde 2023), Sonic (2012–2014), Spin (desde 2012), Prisma (desde 2013), Vectra (2006–2011) e Zafira (2001–2012).
• BTC03117N — compatível com Fiat Toro (desde 2016), Jeep Compass e Renegade (desde 2015) e RAM Rampage (desde 2023).
• BTC1113N — atende Volkswagen e Audi, incluindo Polo (desde 2001), Gol (desde 2008), Fox (desde 2003), Saveiro e Voyage (desde 2008), Nivus (desde 2020), T-Cross e Virtus (desde 2018), além dos Audi A1 TFSI (2011–2018) e A1 Sportback (2013–2018).
A tecnologia de bieletas em nylon, já usada como equipamento original em alguns veículos novos, agora chega também ao mercado de reposição como alternativa às versões em aço. No catálogo da Cofap, os códigos das peças em nylon trazem a letra “N” ao final e contam com equivalência direta às versões metálicas para as mesmas aplicações.





