Cobreq orienta como evitar fading nos freios

pastilha de freio Cobreq

Empresa explica o que é fading nos freios e atitudes do dia a dia que podem evitar que isso ocorra

 

A Cobreq lista alguns cuidados e como evitar o fading dos freios, termo técnico para identificar quando o carro perde eficiência de frenagem devido ao superaquecimento das pastilhas e dos discos.

Entre os motivos que podem levar a esse problema estão passar por trechos com descidas muito íngremes e/ou sequência de curvas muito curtas, que acabam exigindo mais o uso do freio, ou o uso incorreto do fluido de freio. A empresa explica que é importante seguir corretamente a data de troca do componente, pois com o tempo ele perde suas propriedades e prejudica a frenagem do veículo.

A dica geral da Cobreq é adotar boas práticas ao volante. “Para evitar que o sistema de freio atinja uma alta temperatura e acabe perdendo sua eficiência é necessário tomar uma série de cuidados, tanto na forma de conduzir o carro quanto na revisão do veículo. Tomar a devida precaução faz toda a diferença no trânsito e proporciona segurança para o condutor, passageiro e pedestre”, explica o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva.

Confira a seguir algumas dicas:

1 – Faça a revisão do veículo regularmente, incluindo o sistema de freios, para identificar quando é necessário substituir algum componente.

2 – Ao trocar as peças dos freios, é importante entender que o sistema precisa de um tempo para assentar completamente os discos nas pastilhas. Por isso, mantenha uma distância segura dos veículos à frente e tenha atenção redobrada ao usar os freios nesse período.

3 – Em descidas, como em serras, deixe sempre o carro engrenado para utilizar a ajuda do freio motor na reduções de velocidade. Utilizar o freio demasiadamente nos declives é uma prática comum, mas é incorreta e pode levar ao superaquecimento do sistema.

4 – Cuidado com excesso de peso no carro, que também pode reduzir a eficácia da frenagem. Respeite a capacidade máxima do veículo.

4 comentários em “Cobreq orienta como evitar fading nos freios

  1. Vale a opção de se reduzir a velocidade com frenagem curta e forte e depois liberar o pedal do freio em seguida, fazendo com que haja o tempo de arrefecimento do sistema.

  2. Olá, qdo aperto no freio e solto, escuto um barulho como se alguém emprurrase para baixo a parte traseira. Só acontece qdo solto o freio, parece algo que esta frouxo ou solto. O que deve ser?

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php