A Citroën está lançando a versão 2013 do Aircross equipado com o novo motor VTI 120 Flex, produzido na Fábrica de Motores do Centro de Produção de Porto Real/RJ. Conforme números da montadora, o propulsor tem 1.587 cm3, 4 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, e é capaz de desenvolver potência de 122 cv a 5.800 rpm e torque de 16,4 kgfm a 4.000 rpm com etanol. Com gasolina, o VTI gera 115 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm também a 4.000 rpm.
Segundo a Citroën, a principal novidade do motor é o sistema Flex Start, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina em veículos flex. O sistema se vale do dispositivo “Wake up”, que começa o pré-aquecimento do etanol logo que a porta do motorista é aberta. O cabeçote também possui comando de válvulas variável para a admissão (VVT), que contribui para que mais de 80% do torque esteja disponível a partir de 1.500 rpm.
Entre outros recursos, está a bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga, fazendo com que menos energia seja absorvida, o que gera economia de combustível. Destaque também para os pistões e anéis “low friction” (baixa fricção) e para as bielas fraturadas, que, segundo a fábrica, apresentam alto nível de resistência com baixo peso. A montadora francesa ainda adequou o motor aos combustíveis brasileiros, o que resultou na taxa de compressão de 12,5:1.
O conjunto de direção foi desenvolvido para adequar ao uso em estradas de terra e às maiores dimensões do modelo. As rodas, por sua vez, são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 205/60 R16 para uso misto (50% terra e 50% asfalto). A suspensão dianteira é independente, tipo pseudo-McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Já na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora.
O Aircross ainda dispõe de airbag, direção assistida e freios com ABS e EBD em todas as versões. As versões GLX BVA e Exclusive BVA também vêm equipadas com câmbio automático seqüencial. A versão básica tem preço a partir de R$ 53.900,00.