Análise é útil no caso de códigos de falhas relacionados a falta ou excesso de pressão no turbocompressor
Responsável por controlar a pressão máxima de trabalho do turbo de acordo com a demanda, prevenindo danos no componente e no motor, a eletroválvula de controle de pressão do turbocompressor pode apresentar problemas com o tempo. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra como analisar os sinais gerados por esse componente no motor 2.0 do Citroën Jumper.
Esse motor tem quatro cilindros e é movido a diesel, com código DW10. Ele entrega 130 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio manual de seis marchas. Os valores apresentados são válidos para os veículos fabricados com esse motor de 2019 em diante.
Para realizar o diagnóstico, é preciso utilizar um osciloscópio. No sinal 1, será medida a tensão do sinal de ativação, enquanto no sinal 2 será medida a corrente de ativação do componente. Com isso, é possível comparar os valores encontrados no veículo em testes com os valores de referência em marcha lenta e em 3000 rpm, conforme as imagens abaixo.
Dessa forma, é possível analisar se a eletroválvula de controle de pressão do turbocompressor está com defeito, dado que podem ser gerados códigos de falha relacionados a excesso ou falta de pressão do turbo, derivados de problemas nessa eletroválvula.