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Freios: Troca do cilindro de roda dos freios traseiros do Celta 2010

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Veja os detalhes do passo a passo da troca do cilindro de roda do sistema traseiro de freios do Celta 2010, além da troca das sapatas e sangria do fluido de freio

icone_texto_pF. Tavares

icone_fotos_pIsabelly Otaviano

Para a maioria dos motoristas, segurança no trânsito se resume apenas a dirigir com cautela, respeitando as leis que nos são apresentadas. Porém, o amigo mecânico bem que isso vai além. A manutenção preventiva, muitas vezes de peças que passam despercebidas por quem é leigo no assunto, é essencial para evitar maiores problemas quando os clientes saem por aí com seus veículos.

Uma dessas peças é bem pequena, praticamente do tamanho de uma pilha, mas se não for reparada e conservada como se deve, pode causar grandes dores de cabeça. É o cilindro de roda, é responsável por acionar os freios de carros que possuam sistema de freio a tambor. Ao receber a pressão hidráulica do cilindro mestre, o componente empurra as sapatas contra o tambor de freio, o que gera atrito entre as peças e faz com que a roda freie e pare o automóvel.

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Por isso, a Revista o Mecânico traz para esta edição uma reportagem sobre troca do cilindro da roda traseira, sangria de todas as rodas e troca do fluido de freio do Celta 2010 VHC E ano 2010, que sofreu superaquecimento do sistema de freios. Quem nos ajudou nesta reportagem foi o gerente de Engenharia da Katho Auto Partes, Marcos Rogério Vitiello, fabricante dos cilindros, além dos mecânicos José Edmilson Ferreira Fernandes e Alessandro Antunes, da Veloster Auto Center. A Hi Tech Produtos Automotivos, representada por Marcelo Rodak, consultor de Negócios, e Celso Dionísio, supervisor de Produtos, forneceu o fluido para freio DOT-4 HT-6010.

Marcos Rogério Vitiello explica que o cilindro fabricado pela Katho é todo em alumínio anodizado, no qual o tratamento eletroquímico permite que a durabilidade da peça seja maior. “O alumínio é uma tendência mundial na fabricação de cilindros de rodas, pois os freios ABS são fabricados deste metal, então qualquer outra liga que não seja do mesmo material, possibilita a contaminação do sistema de freio devido à oxidação que libera componentes (ferrugem) que podem ocasionar problemas no sistema de freios”, complementa o gerente de Engenharia da Katho Auto Partes.

 

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Antes de começar, é importante que o amigo mecânico saiba que o torque da fixação para o cilindro de alumínio deve ser um pouco menor do que com ferro fundido, devido à diferença na resistência da rosca desses metais. Se aplicar no alumínio o mesmo torque que o do ferro, a peça pode ser danificada. Esta operação foi feita na roda esquerda, que segue o mesmo processo do lado direito.

 

Troca do cilindro de roda

 

1) Para ter acesso ao cilindro é necessária a extração da roda. Com o veículo ainda no chão, afrouxe os parafusos para, posteriormente, retirar a roda com o carro suspenso no elevador (1a).

 

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1a

 

Ao soltar a roda verificamos que havia um vazamento do fluido de freio, devido ao mau estado do cilindro de roda. Isso ocorreu porque o carro sofreu um superaquecimento do sistema de freios, além de ter ficado muito tempo parado, resultando em problemas nos retentores do cilindro (1b).

 

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1b

 

2) Após a remoção da roda, inicia-se a desmontagem do sistema de freios. Remova a capa protetora da porca do tambor de freio – neste caso, utilizamos um alicate bomba d’água para facilitar o processo.

 

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2

 

3) Tire a cupilha com a ajuda de um alicate (3a) e solte a porca do tambor de freio com uma chave 24 mm (3b).

 

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3a

 

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3b

 

4) A alta temperatura e desgaste dos componentes de freio deixaram o interior do tambor com uma coloração escura e azulada.

 

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4

 

5) Tire a presilha da sapata de freios, sempre tomando cuidado para não se machucar com a chave de fenda.

 

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5

 

6) Com as presilhas soltas, remova a mola de segurança e a sapata de freio (6a).

 

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6a

 

OBS: Durante esta reportagem, verificamos que a borracha do cilindro de freio estava com fissuras, devido ao ressecamento e excesso de temperatura do sistema de freios (6b).

 

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6b

 

7) Ao retirar a sapata de freios, desmonte o componente, soltando o conjunto de molas (7a). Além de danificar o cilindro de rodas, as altas temperaturas do sistema de freio, que estava travado, chegaram a mudar até a coloração da sapata (7b).

 

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7a

 

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7b

 

8) Após a remoção das lonas de freio, retire o sangrador (8a) e a alimentação do fluido (8b). Cuidado que ainda pode haver fluido no tubo: use um balde ou pano para evitar excesso de sujeiras na oficina.

 

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8a

 

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8b

 

9) Para a remoção do cilindro, solte os parafusos de fixação do espelho do tambor.

 

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10) Os cilindros novos vêm com uma tampinha de borracha que pode ser utilizada como retentor na alimentação de fluido, para que não fique vazando óleo.

 

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11) Para excluir resíduos de fluido de freio e não contaminar as peças novas, o mecânico José Edmilson Ferreira Fernandes recomenda a limpeza do espelho do tambor de freio. Ele utiliza uma solução simples com água e sabão, ou detergente líquido. Não use produtos que possam deixar a superfície oleosa e seque a peça com um pano limpo.

 

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12) Com o espelho do tambor de freio limpo, encaixe o no cilindro na posição e no local correto (12a). Não se esqueça de retirar a válvula de sangria antes de encaixar. Fixe os parafusos, usando uma chave de 8 mm e, com a chave 10 mm (12b), a entrada do alimentador de fluido, além da válvula de sangria (12c).

 

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12a

 

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12b

 

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12c

 

Montando o sistema de freio

 

13) Para montar o sistema de freio, comece ligando as lonas com o tirante, a mola de retorno e a mola de fixação das sapatas com o tirante.

 

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14) Com um alicate de corte e um alicate universal, recolhe-se a mola do cabo de freio para encaixar no sistema de freio.

 

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15) Após a montagem do cabo de freio de mão, trave a sapata com as travas de fixação (15a) e molas de trava (15b).

 

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15a

 

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15b

 

16) Aproveite para engraxar os rolamentos do do tambor.

 

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17) Encaixe a panela no sistema de freio, a arruela e fixe a porca do tambor de freio. Utilize o torquímetro para aplicar o torque, que é de 30 Nm.

 

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18) Finalize fixando a cupilha na porca do tambor e a capa protetora da porca.

 

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Sangria e troca do fluido de freio

 

19) Preencha o reservatório de fluido de freio com um frasco de 500 ml para fazer a sangria.

 

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OBS: Antes de começar a sangria, coloque uma mangueira no sangrador e um balde no chão para evitar sujeira no chão.

 

ATENÇÃO: Para fazer a sangria é necessário seguir uma ordem correta. Comece pelo freio traseiro-direito, que é o mais distante do cilindro mestre, passe para o traseiro-esquerdo, dianteiro-direito e, por fim, dianteiro-esquerdo.

 

20) Para liberar o líquido que será trocado, abra o sangrador, aperte o pedal de freio, de três a quatro vezes e feche a o sangrador. Neste caso, será necessário o auxílio de um segundo mecânico. Repita o processo até que a cor do fluido que sairá da mangueira seja da mesma cor do fluido novo que foi colocado no reservatório.

 

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21) Após a sangria, preencha o reservatório do fluido de freio até o limite demarcado. E não se esqueça de fazer um teste com os freios antes de entregar o veículo ao cliente.

 

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Mais informações:
Katho Auto Partes (11) 4965-6005
Hi Tech Produtos Automotivos (11) 2703-5930

 

8 comentários em “Freios: Troca do cilindro de roda dos freios traseiros do Celta 2010

  1. se utilizar bomba de sangria do sistema de freio, tera menos chances de danificar o silindro mestre

  2. Para “encaixar” o cabo de freio de mão na sapata de freio, é mais fácil desregular o cabo entes de encaixar, ao invés de fazer força com alicates na mola do cabo. E não fizeram a limpeza do reservatório de fluido de freio, antes de colocar fluido novo.

  3. Bom dia, gostaria de saber o valor pra esta trocando a lona, cilindros rolamentos e tambor e fluido quantos q eu gastaria em média pra fazer essa troca em um Citroën c3 1.4 2011

  4. Parabéns pelo trabalho apresentado, de leitura simples e amena que mostra a importância da manutenção, componentes dos freios e principalmente como é realizada passo a passo, isto me permitirá conversar com propriedade com o técnico quando levar meu carro à revisão.

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