Veja os detalhes do passo a passo da troca do cilindro de roda do sistema traseiro de freios do Celta 2010, além da troca das sapatas e sangria do fluido de freio
F. Tavares
Isabelly Otaviano
Para a maioria dos motoristas, segurança no trânsito se resume apenas a dirigir com cautela, respeitando as leis que nos são apresentadas. Porém, o amigo mecânico bem que isso vai além. A manutenção preventiva, muitas vezes de peças que passam despercebidas por quem é leigo no assunto, é essencial para evitar maiores problemas quando os clientes saem por aí com seus veículos.
Uma dessas peças é bem pequena, praticamente do tamanho de uma pilha, mas se não for reparada e conservada como se deve, pode causar grandes dores de cabeça. É o cilindro de roda, é responsável por acionar os freios de carros que possuam sistema de freio a tambor. Ao receber a pressão hidráulica do cilindro mestre, o componente empurra as sapatas contra o tambor de freio, o que gera atrito entre as peças e faz com que a roda freie e pare o automóvel.
Por isso, a Revista o Mecânico traz para esta edição uma reportagem sobre troca do cilindro da roda traseira, sangria de todas as rodas e troca do fluido de freio do Celta 2010 VHC E ano 2010, que sofreu superaquecimento do sistema de freios. Quem nos ajudou nesta reportagem foi o gerente de Engenharia da Katho Auto Partes, Marcos Rogério Vitiello, fabricante dos cilindros, além dos mecânicos José Edmilson Ferreira Fernandes e Alessandro Antunes, da Veloster Auto Center. A Hi Tech Produtos Automotivos, representada por Marcelo Rodak, consultor de Negócios, e Celso Dionísio, supervisor de Produtos, forneceu o fluido para freio DOT-4 HT-6010.
Marcos Rogério Vitiello explica que o cilindro fabricado pela Katho é todo em alumínio anodizado, no qual o tratamento eletroquímico permite que a durabilidade da peça seja maior. “O alumínio é uma tendência mundial na fabricação de cilindros de rodas, pois os freios ABS são fabricados deste metal, então qualquer outra liga que não seja do mesmo material, possibilita a contaminação do sistema de freio devido à oxidação que libera componentes (ferrugem) que podem ocasionar problemas no sistema de freios”, complementa o gerente de Engenharia da Katho Auto Partes.
Antes de começar, é importante que o amigo mecânico saiba que o torque da fixação para o cilindro de alumínio deve ser um pouco menor do que com ferro fundido, devido à diferença na resistência da rosca desses metais. Se aplicar no alumínio o mesmo torque que o do ferro, a peça pode ser danificada. Esta operação foi feita na roda esquerda, que segue o mesmo processo do lado direito.
Troca do cilindro de roda
1) Para ter acesso ao cilindro é necessária a extração da roda. Com o veículo ainda no chão, afrouxe os parafusos para, posteriormente, retirar a roda com o carro suspenso no elevador (1a).

Ao soltar a roda verificamos que havia um vazamento do fluido de freio, devido ao mau estado do cilindro de roda. Isso ocorreu porque o carro sofreu um superaquecimento do sistema de freios, além de ter ficado muito tempo parado, resultando em problemas nos retentores do cilindro (1b).

2) Após a remoção da roda, inicia-se a desmontagem do sistema de freios. Remova a capa protetora da porca do tambor de freio – neste caso, utilizamos um alicate bomba d’água para facilitar o processo.

3) Tire a cupilha com a ajuda de um alicate (3a) e solte a porca do tambor de freio com uma chave 24 mm (3b).


4) A alta temperatura e desgaste dos componentes de freio deixaram o interior do tambor com uma coloração escura e azulada.

5) Tire a presilha da sapata de freios, sempre tomando cuidado para não se machucar com a chave de fenda.

6) Com as presilhas soltas, remova a mola de segurança e a sapata de freio (6a).

OBS: Durante esta reportagem, verificamos que a borracha do cilindro de freio estava com fissuras, devido ao ressecamento e excesso de temperatura do sistema de freios (6b).

7) Ao retirar a sapata de freios, desmonte o componente, soltando o conjunto de molas (7a). Além de danificar o cilindro de rodas, as altas temperaturas do sistema de freio, que estava travado, chegaram a mudar até a coloração da sapata (7b).


8) Após a remoção das lonas de freio, retire o sangrador (8a) e a alimentação do fluido (8b). Cuidado que ainda pode haver fluido no tubo: use um balde ou pano para evitar excesso de sujeiras na oficina.


9) Para a remoção do cilindro, solte os parafusos de fixação do espelho do tambor.
10) Os cilindros novos vêm com uma tampinha de borracha que pode ser utilizada como retentor na alimentação de fluido, para que não fique vazando óleo.
11) Para excluir resíduos de fluido de freio e não contaminar as peças novas, o mecânico José Edmilson Ferreira Fernandes recomenda a limpeza do espelho do tambor de freio. Ele utiliza uma solução simples com água e sabão, ou detergente líquido. Não use produtos que possam deixar a superfície oleosa e seque a peça com um pano limpo.
12) Com o espelho do tambor de freio limpo, encaixe o no cilindro na posição e no local correto (12a). Não se esqueça de retirar a válvula de sangria antes de encaixar. Fixe os parafusos, usando uma chave de 8 mm e, com a chave 10 mm (12b), a entrada do alimentador de fluido, além da válvula de sangria (12c).



Montando o sistema de freio
13) Para montar o sistema de freio, comece ligando as lonas com o tirante, a mola de retorno e a mola de fixação das sapatas com o tirante.
14) Com um alicate de corte e um alicate universal, recolhe-se a mola do cabo de freio para encaixar no sistema de freio.
15) Após a montagem do cabo de freio de mão, trave a sapata com as travas de fixação (15a) e molas de trava (15b).


16) Aproveite para engraxar os rolamentos do do tambor.
17) Encaixe a panela no sistema de freio, a arruela e fixe a porca do tambor de freio. Utilize o torquímetro para aplicar o torque, que é de 30 Nm.
18) Finalize fixando a cupilha na porca do tambor e a capa protetora da porca.
Sangria e troca do fluido de freio
19) Preencha o reservatório de fluido de freio com um frasco de 500 ml para fazer a sangria.
OBS: Antes de começar a sangria, coloque uma mangueira no sangrador e um balde no chão para evitar sujeira no chão.
20) Para liberar o líquido que será trocado, abra o sangrador, aperte o pedal de freio, de três a quatro vezes e feche a o sangrador. Neste caso, será necessário o auxílio de um segundo mecânico. Repita o processo até que a cor do fluido que sairá da mangueira seja da mesma cor do fluido novo que foi colocado no reservatório.
21) Após a sangria, preencha o reservatório do fluido de freio até o limite demarcado. E não se esqueça de fazer um teste com os freios antes de entregar o veículo ao cliente.
Mais informações:
Katho Auto Partes (11) 4965-6005
Hi Tech Produtos Automotivos (11) 2703-5930
ops: cilindro mestre
se utilizar bomba de sangria do sistema de freio, tera menos chances de danificar o silindro mestre
Materia excelente , instrutiva,posta didaticamente.
Parabéns pela matéria posta didaticamente.
Para “encaixar” o cabo de freio de mão na sapata de freio, é mais fácil desregular o cabo entes de encaixar, ao invés de fazer força com alicates na mola do cabo. E não fizeram a limpeza do reservatório de fluido de freio, antes de colocar fluido novo.
Bom dia, gostaria de saber o valor pra esta trocando a lona, cilindros rolamentos e tambor e fluido quantos q eu gastaria em média pra fazer essa troca em um Citroën c3 1.4 2011
Qdo acionam os o freio de mão, esses cilindros são acionados?
Parabéns pelo trabalho apresentado, de leitura simples e amena que mostra a importância da manutenção, componentes dos freios e principalmente como é realizada passo a passo, isto me permitirá conversar com propriedade com o técnico quando levar meu carro à revisão.