Aumentando ainda mais a já encarniçada briga entre os carros populares no Brasil, a GM lança oficialmente o Chevrolet Onix, modelo repleto de armas para enfrentar de igual para igual o atual “campeão” VW Gol, a novidade promissora Hyundai HB20 e demais concorrentes. Para o mercado, um dos principais destaques do lançamento é seu pacote de equipamentos de série, que inclui direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS/EBD desde a versão de entrada, LS, que tem preços a partir de R$ 29.990.
“Este é um carro que traz consigo inovação em todos os seus principais quesitos, seja em termos de design exterior e interior, conforto, desempenho ou tecnologia. Isto diferencia o Onix dos seus concorrentes. Temos certeza de que esses valores serão reconhecidos pelo público e, consequentemente, farão do Onix um sucesso”, acredita o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.
Uma grande novidade da Chevrolet para o Onix é a nova linha de motores SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders), desenvolvida no Brasil especialmente para o compacto. De acordo com a fabricante, são duas versões, 1.0 e 1.4, ambas flex fuel, e providas de sistema de injeção sequencial com bobinas individuais por cilindro, o que, segundo a GM, resulta em menos trabalho ao motor e redução no desperdício da energia gerada. Segundo a Chevrolet, os engenheiros da área de Powertrain redesenharam os comandos de válvulas, os blocos de sustentação, entre outros componentes do motor.
De acordo com o diretor de Engenharia de Powertrain da GM América do Sul, Paulo Riedel, tanto na transmissão quanto na motorização, a equipe de Powertrain focou-se na redução de massa dos componentes, utilizando novas tecologias e materiais mais nobres. Destaca-se dentro desse pacote a tecnologia empregada na redução de atrito, especialmente no brunimento dos cilindros, onde a GM aponta significativa melhoria no atrito gerado durante o funcionamento do motor. O resultado, segundo a fabricante, é uma motorização silenciosa e de baixo consumo, com nível de desgaste muito inferior aos demais motores de gerações antigas.
Outras modificações do SPE/4 em relação ao seu antecessor estão na inversão do coletor de admissão, novo corpo de borboletas (no qual o sinal elétrico não tem mais contato mecânico); e a disposição vazada do comando de válvulas, em formato de tubo. O sistema de acessórios do motor (alternador, correias, compressor do ar condicionado e direção-hidráulica) foi invertido com a adoção de suportes menores e mais simples, melhorando a ventilação de componentes que dependem da manutenção de uma determinada temperatura.
Conforme os números de fábrica, o motor SPE/4 1.0 é capaz de gerar 80 cv com etanol e 78 cv com gasolina, sempre a 6.400 rpm. Já o torque máximo é de 9,8 kgfm com etanol e 9,5 kgfm com gasolina, também na mesma rotação de 5.200 rpm. Equipado com essa versão, o Onix acelera de 0 a 100km/h em 13,3s (etanol) e 13,7s (gasolina) e chega às velocidades máximas de 167km/h (etanol) e 162km/h (gasolina).
A versão 1.4, também segundo os dados da GM, gera 106 cv/98 cv (etanol/ gasolina), ambas a 6000 rpm. Os torques máximos são de 13,9 kgfm e 12.9 kgfm, a partir de 4800 rpm. O propulsor leva o Onix de 0 a 100km/h em 10,1s com etanol e 10,6s com gasolina e, utilizando qualquer combustível, à velocidade máxima de 180 km/h. O motor 1.0 está disponível para as versões LS e LT, enquanto a versão LT dispõe de ambas as configurações e a LTZ possui apenas a versão 1.4.
A transmissão do modelo em todas as versões é a mesma utilizada no Chevrolet Cobalt: a caixa F17 geração 1.5, manual de cinco velocidades. A Chevrolet aponta que, em relação à transmissão utilizada no sedã, a carcaça do câmbio no Onix foi reestruturada para ganhar rigidez e perder massa.
Entre os equipamentos que fazem parte de cada pacote de acabamento, além da direção hidráulica, airbags e freios ABS, a versão LS também traz pneus 175/70 R14, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e cintos dianteiros e traseiros de três pontos, e parachoques dianteiro e traseiro na cor do veículo.
Já a versão LT traz também pneus 185/65 R14 (R15 na versão LT 1.4), abertura elétrica do porta-malas pela chave, acionamento elétrico das travas das portas e dos vidros dianteiros, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros e controle de luminosidade do painel de instrumentos.
A versão top de linha, LTZ, traz pneus 185/70 R15, acionamento elétrico dos vidros traseiros, ar condicionado, computador de bordo, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLink (que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth).
Além dos equipamentos de série, entre os opcionais, o comprador pode escolher entre três kits de acessórios para a customização do modelo, denominados “Joy”, “Race” e “24Hours”. Todas as versões possuem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.