Depois de ser uma das surpresas da GM no Salão do Automóvel deste ano, o utilitário esportivo Chevrolet Trailblazer agora é oficialmente lançado no mercado. Apesar de nascido das mesmas pranchetas e projeto da picape S10, a Chevrolet enfatiza que o Trailblazer foi desenhado de forma independente, como um “irmão gêmeo bivitelino” da picape ao invés de ser um veículo meramente derivado de outro.
O novo utilitário da Chevrolet tem como principais destaques a capacidade para sete ocupantes – com a terceira fileira de bancos retrátil – e duas motorizações diferentes, sendo uma delas o inédito propulsor HFV6, um V6 a gasolina de 3,6 litros e 24 válvulas, capaz de gerar 239 cv de potência máxima.
Entre as principais características do V6, a GM destaca os quatro comandos de válvulas continuamente variáveis, que permitem ao motor atingir maior torque em toda faixa de rotação. O sistema de distribuição é acionado por uma corrente de dentes invertidos, que, segundo a fabricante, não requer ajustes durante a vida útil do motor. Outra característica são os pistões forjados, os quais a GM adotou para reduzir o peso do motor.
A segunda opção de motor para o Trailblazer é o já conhecido 2.8 Turbodiesel CTDI, que, entre seus principais trunfos, dispõe de turbo de geometria continuamente variável que, graças às suas aletas móveis, permite ao motor gerar maior torque em todas as faixas de rotação, com respostas mais rápidas e melhor dirigibilidade.
Na transmissão, o utilitário é equipado com as caixas de câmbio GR6 (no 2.8 Turbodiesel CTDI) e 6L50 (3.6 V6 a gasolina), sendo ambas automáticas de 6 velocidades, com opção de troca sequencial. O sistema de tração integral 4×4 High/Low, presente nas duas opções de motorização, é acionado eletronicamente por meio de um seletor no painel e permite trocas com o carro em movimento.
A suspensão do modelo traz, na dianteira, sistema independente e, na traseira, sistema five-link. Recursos de série à dirigibilidade e segurança do veículo incluem freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, piloto automático com comandos no volante e direção hidráulica.
Para enfrentar as situações de fora-de-estrada, o modelo possui, além da tralção integral, ângulo de ataque de 30º e ângulo de saída de 22º, além de 23,2 cm de altura em relação ao solo. O modelo tem 4,88 m de comprimento, distância entreeixos de 2,85 m e bitolas dianteira e traseira de 1,57 e 1,59 m, respectivamente.
A Trailblazer está disponível em apenas uma opção de acabamento, LTZ, e traz de série ar-condicionado digital, computador de bordo, sistema premium de som, incluindo rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar, quatro tomadas de 12V, entre outros itens. A versão LTZ V6 a gasolina sai por R$ 145.450 e versão LTZ 2.8 CTDI, a diesel, custará R$ 175.450. A garantia declarada pela fábrica é de três anos, sem limite de quilometragem.