Chevrolet Captiva, o utilitário que é a cara da GM

Nessa versão Ecotec, o modelo segue a risca o DNA mundial da marca e tem o jeitão Chevrolet estampado em todos os sentidos, inclusive no preço, considerando seu público bem seleto

Carolina Vilanova

Quando chegou ao Brasil em 2008, como o tão esperado utilitário esportivo da marca Chevrolet, a Captiva abalou o mercado. Era pacote completo: desenho, requinte e funcionalidade, somados a um preço bem acessível, desses que a General Motors do Brasil aposta para todos os seus modelos. Logo a Captiva fez a sua graça, ganhou os consumidores e hoje está mais do que inserida no contexto dos brasileiros, leia-se, dos brasileiros bem de grana.

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Nesse tempo que passou não mudou muito, mas evoluiu – não podemos esquecer que não é fácil agradar um público tão selecionado, mesmo os mais tradicionais, como os clientes da marca americana. Ganhou novas versões e mimos no visual, mas as maiores mudanças foram mesmo na parte mecânica, mais precisamente em tecnologia. Essa versão que testamos, por exemplo, batizada de Sport Ecotec, tem no trem de força o seu maior destaque.

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Pra começar, o motor é construído em alumínio, ou seja, mais leve, consequentemente mais econômico. Com 2.4 litros e 16V, entrega potência de 185 cv (15 cv a mais que a versão anterior) e torque de 23,8 kgfm a 4.900 rpm. Esse conjunto é ágil no trânsito, mas rende muito bem na estrada, principalmente, em velocidade de cruzeiro. É confortável e silencioso dentro do habitáculo.

A grande novidade dessa versão, que na verdade se estende para toda a linha, é a adoção da injeção direta de combustível, um sistema denominado SIDI (Spark Ignition Direct Injection). De acordo com a engenharia da marca, esse sistema injeta o combustível diretamente na câmara de combustão através de injetores localizados entre os pórticos de admissão, que passam a distribuir apenas ar. O resultado dessa tecnologia é a eficiência da queima da combustão, otimizando o desempenho e reduzindo consumo de combustível e emissões de poluentes.

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A Captiva Ecotec estréia também uma nova transmissão automática/seqüencial de seis marchas, vinda do sedã Malibu. É um câmbio de seis marchas, o GF6, com a opção Active Select e Eco Mode, um dispositivo acionado por meio de um botão no console central, atua no gerenciamento do câmbio e motor, proporcionando trocas de marcha com maior economia de combustível, em rotações mais baixas. A embreagem também é comandada eletronicamente na troca de marchas.

Ao dirigir, a Captiva mostra principalmente conforto e estabilidade. É um verdadeiro SUV, tem espaço interno e um bom porta-malas, vários porta-trecos e um toque bem familiar, mesmo essa versão que é mais esportiva. Se a remodelagem foi sutil no visual externo, o habitáculo ganhou mais atributos.

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O interior foi revestido de couro preto para todas as versões, computador de bordo e sistema de som com controles no volante. O painel de instrumentos ganhou nova iluminação do tipo Ice Blue, um toque bem especial bem moderno que começou no Camaro e no Malibu e agora está sendo ampliado aos poucos em toda a linha da marca aqui no Brasil, já está no Agile e no Cobalt, por exemplo. Outro mimo é a entrada para USB, que muitos podem negar, mas é bem útil.

Outro detalhe incluído na Ecotec, que está em toda linha, é o acionamento elétrico do freio de estacionamento, feito por meio de um botão localizado no console central, próximo a alavanca de câmbio. Também no quesito conforto e ergonomia, a coluna de direção agora conta com ajuste de altura e profundidade.

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Entre os equipamentos de segurança, grande prioridade da General Motors, destacam-se o controle eletrônico de estabilidade (ESP – Electronic Stability Program), o sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System) e o controle eletrônico de tração (TCS – Traction Control System), além dos seis airbags espalhados pelo interior do carro e o monitoramento da pressão de pneus.

Na prática, o ESP, que é um sistema de segurança ativo, faz com que o carro tenha comportamento dinâmico sem perder a estabilidade e a dirigibilidade. Para isso, utiliza os recursos do ABS e do TCS, corrigindo a trajetória em eventuais perdas de estabilidade, sem a intervenção do motorista.

Todo esse pacotão da Chevrolet Captiva vem junto com 3 anos de garantia e preços que começam em R$ 90.299,00. Além da Ecotec, a GM disponibiliza duas outras versões a Sport V6 com tração dianteira (FWD) e tração integral nas quatro rodas (AWD), custando R$ 96.774,00 e R$ 100.774,00, respectivamente.

Ficha técnica

MOTOR
Especificação: LAF 2.4L SIDI
Disposição: transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 2.384  cm3
Diâmetro e Curso: 88,0 x 98,0 mm
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: S.I.D.I. (Spark Ignition  Direct  Injection)
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima: 185 cv a 6.700 rpm
Torque máximo: 23,8 kgfm @4.900 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum
Rotação máxima do motor: 7.000  rpm
Bateria: 12V, 60 Ah
Alternador: 130 Amp
Consumo em km/l (Cidade/Estrada/Média):   9,3/13,6/10,8

TRANSMISSÃO
Modelo: Hydra-matic 6T45 FWD
Automática de 6 velocidades com duas programações (automática e sequencial), tração dianteira

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