Dois conceitos prometem apontar os rumos de design e tecnologia dos próximos modelos da Chevrolet na América Latina. A picape Colorado Rally e o sedã Cobalt foram criados pelo Centro de Design da General Motors América do Sul e apresentados ao público no Salão de Buenos Aires na última quinta feira, 17/06.
A Colorado Rally é a versão esportiva da picape-conceito Colorado, já apresentada no Salão de Bangkok, no último mês de março, e ambas demonstram como deverá ser a futura geração de picapes globais da marca.
Preservando a tradição da Chevrolet em picapes robustas, a Colorado Rally também reflete a relação da marca com o automobilismo em detalhes esportivos como as rodas aro 18’’ de alumínio com pneus 305/60 R18, amortecedores de alta performance com curso de 140 mm e reservatório remoto de fluido, suspensão com altura regulável em cinco centímetros com relação ao solo e motor 2.8 turbodiesel. Para enfrentar condições extremas, a picape é equipada com guinchos para reboque integrados nos parachoques, de 5,5 cavalos, com capacidade de tração de 4 toneladas, e cabos de aço reforçados, com 2,3 metros de comprimento.
Outro detalhe é a tampa traseira vazada, para melhorar a aerodinâmica e reduzir o peso do veículo. O interior reflete a intenção esportiva do veículo através dos bancos em formato de concha, cintos de segurança de cinco pontas, volante com sequência de LEDs indicando a rotação do motor, kit de primeiros socorros e console central com relógios de pressão e temperatura e comandos para ajustar a pressão dos pneus e amortecedores.
Por sua vez, o sedã Cobalt foi pensado para atender uma faixa abrangente de consumidores a partir de estudos da Chevrolet que reforçaram a importância do espaço interno, refinamento no acabamento e equipamentos capazes de colocar o sedã em uma faixa de segmentação mais ampla, com preço de carro compacto.
A preocupação com a visibilidade do motorista pode ser percebida pelo tamanho e a inclinação do para-brisa, faróis de neblina e lanternas traseiras compostos por LEDs, teto de vidro para a entrada de luz natural e iluminação interna feita por duas fileiras de LEDs azuis, que também reforçam a sensação de espaço interno do sedã.
O Cobalt, como foi pensado para ser um carro global, poderá ser equipado com uma gama de motores quatro cilindros de 1.3 a 1.8 litro, sejam movidos à gasolina, diesel ou etanol (flex), com transmissões manual e automática.