Chevrolet Agile: câmbio Easytronic de segunda geração

Nova versão do compacto da Chevrolet recebe o câmbio Easytronic Gen II, que inclui o sistema Free Choice, fornecido pela Magneti Marelli, um sistema automatizado e já melhorado

O Chevrolet Agile, que estreou na gama da General Motor do Brasil em 2009, não é nenhum recordista de vendas, mas tem lá o seu charme no segmento dos compactos premium. Agora apresenta mais uma novidade, para acompanhar seu mercado, recebeu a segunda geração do câmbio automatizado, na nova versão Easytronic Gen II.

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O câmbio Easytronic Gen II tem cinco marchas a frente e uma a ré, funciona nos modos automático ou manual, do tipo sequencial.  De acordo com Roberto Camargo, gerente da engenharia de Powertrain da marca, a transmissão é constituída da arquitetura básica de um câmbio manual, com os sistemas de embreagem e troca de marchas operando por meio de um modulo de válvulas e uma central eletrônica. O sistema Free Choice utilizado na transmissão foi desenvolvido e é fornecido pela Magneti Marelli, como acontece nos modelos Dualogic da Fiat e I-Motion da Volkswagen.

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A montadora ressalta que, quando utilizado no modo automático, o câmbio propicia mais economia de combustível, especialmente em trajetos urbanos, além de reduzir a emissão de poluentes. A ausência do pedal de embreagem é suprida pelo sistema de gerenciamento eletro-hidráulico que gerencia automaticamente o engate da embreagem e troca de marchas por mio da TCY (Unidade de Controle da Transmissão). Na prática, apesar de ter melhorado em relação aos automatizados mais antigos, ainda sente-se aquele tranco nas mudanças. E uma certa demora de resposta quando se engata a ré.

Ficha Técnica

TRANSMISSÃO
Modelo: F15-5 CR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,73:1
Segunda: 2,14:1
Terceira: 1,41:1
Quarta: 1,12:1
Quinta: 0,89:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 3,94:1

O carro, disponibilizado nas versões LT e LTZ, é equipado com o propulsor 1.4 Econo.Flex que atinge a potência de 102 cv e 97 cv com etanol e gasolina respectivamente, ambos na faixa de rotação de 6.000 rpm.

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MOTOR
Modelo: N14YF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.389 cm 3
Diâmetro e Curso: 77,6 x 73,4 mm
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência: 102 cv (álcool) / 97 cv (gasolina) a 6.000 rpm
Torque: 13,5 kgfm (álcool) / 13,2 kgfm (gasolina) a 3.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado
Rotação máxima do motor: 6.300 rpm
Bateria: 12V, 42 Ah
Alternador: 60 A (90 A com ar-condicionado)

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Segundo a marca, o Agile Easytronic Gen II é equipado com o sistema “Auto Start”, que permite o acionamento do motor com um leve toque da chave, sem a necessidade de insistir no motor de arranque da partida, e com o Brake Applied System (BAS), sistema de controle da aceleração do veículo, acionado no momento em que o motorista pisa no freio, tornando a dirigibilidade mais segura.

O Chevrolet Agile conta também com o recurso “creeping”, que proporciona manobras mais confortáveis e seguras, já que o se encarrega automaticamente de mover lentamente o veículo conforme o motorista solta o pedal de freio. O sistema possibilita uma leve aceleração, e auxilia nas manobras de estacionamento e arrancadas em rampas leves.

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora
Traseira: Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 16:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 2,77
Diâmetro de giro (m): 10,65

Outros itens que conferem segurança e conforto ao modelo são vidros e travas elétricas nas quatro portas, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal e freio ABS com EBD. A versão topo de linha LTZ leva de série piloto automático, computador de bordo, faróis com acendimento automático, faróis de neblina.

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FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 236 x 20; traseiro 200 x 20

Comentário em “Chevrolet Agile: câmbio Easytronic de segunda geração

  1. Como pode uma montadora como a General Motors que parou de fabricar o Agile em 2014, não ter disponível no mercado o atuador da embreagem 24578608 que a Luk parou de produzir. Conclusão: Quem tem Agile easytronic que se exploda. Parabéns Sra GM

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