A Chery tornou-se a primeira fabricante chinesa de automóveis a se instalar oficialmente no Brasil. Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 28/08, foi inaugurada a fábrica da marca em Jacareí/SP, localizada no Vale do Paraíba, a 82 km da capital. A expectativa é que a unidade, que fica às margens da Rodovia Presidente Dutra, produza 50 mil veículos em 2015. A marca espera que a unidade atinja em 2018 a capacidade de 150 mil veículos por ano.
Juntamente com a fábrica de automóveis, começa a operar também em Jacareí a fábrica de motores da Chery, com a marca Acteco. A princípio, a unidade será responsável pela montagem de propulsores 1.0 e 1.5 litro. “No futuro, também serão produzidos outros tipos de motores, para abastecer não só a demanda da Chery em Jacareí, mas como também outras localidades. Por enquanto, a Acteco fornecerá seus itens para o Brasil, mas planejamos exportar em um segundo momento”, revela o presidente da Chery no Brasil, Roger Peng.
O primeiro modelo a ser fabricado na unidade é o compacto Celer, nas versões hatch e sedan. As primeiras unidades pré-série começarão a ser fabricadas ainda em setembro; a produção comercial se inicia em dezembro. A rede de concessionárias da marca, que atualmente é de 67 revendas, deve chegar ao fim de 2014 com 100 revendas para acompanhar o aumento de demanda do mercado. De acordo com o vice-presidente da Chery Brasil, Luis Curi, o nordeste brasileiro vai receber uma atenção especial devido ao maior ritmo de crescimento econômico.
A produção do Celer começa com 50% de índice de nacionalização, segundo a Chery – número atingido pelas parcerias com fornecedores locais, como Plascar, Metagal, Pirelli, Moura, Bosch, HVCC, Tyco, Johnson Controls, Goodyear, Basf, Petronas, entre outros. “Todas estas empresas estão situadas em um raio de até 100 km de distância, porém, já contamos com um espaço ao redor da fábrica de automóveis para receber um futuro polo de fornecedores”, comenta Luis Curi. Ainda de acordo com a empresa, o índice de nacionalização pode chegar a 70% em aproximadamente dois anos, quando a Acteco também passará a produzir transmissões para os veículos Chery.
Além do Celer, a unidade de Jacareí irá produzir a partir de 2015 o subcompacto QQ equipado com motor 1.0 flex de três cilindros. Para 2016, está prevista a chegada de um utilitário esportivo e o início das exportações da produção brasileira para abastecer a rede Chery na Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, Venezuela e Peru.
Esperando a crise passar
O investimento inicial da Chery na fábrica brasileira é de 400 milhões de dólares, além dos 130 milhões de dólares investidos na fábrica de motores Acteco, também situada em Jacareí. Questionado sobre se o investimento valia a pena em um mercado automotivo com indícios de crise como o brasileiro, o presidente internacional da Chery, Zhou Biren, respondeu dizendo que acredita que a situação é “passageira” e que está confiante que a produção de veículos no Brasil possa chegar a 5 milhões de veículos.
Já Roger Peng reforça a posição da empresa. “A decisão de ter uma unidade industrial nacional foi tomada em 2009, antes mesmo do anúncio do aumento dos 30 pontos percentuais do IPI para carros importados. Desde lá, passamos por uma série de situações, como o anúncio do Inovar-Auto, e o cenário atual do setor continua não influenciando em nossa decisão. A Chery Brasil será o quartel-general da Chery na América Latina”, declarou.
A marca chinesa também anunciou que vai construir um centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, visando produzir veículos especialmente projetados para o mercado latino-americano. “No futuro, provavelmente a partir de 2018, a Chery terá um automóvel pensado, desenvolvido e produzido especialmente para o mercado brasileiro”, diz Luis Curi.
A cerimônia de inauguração da unidade teve a presença do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, do vice-presidente do Brasil, Michel Temer e do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Michel Temer celebrou a inauguração da fábrica da Chery e ressaltou que as relações comerciais com a China estão cada vez mais estreitas. Já Geraldo Alckmin parabenizou a fabricante pela escolha do local da fábrica citando a proximidade com rodovias e o porto de São Sebastião, e chamou Jacareí de “a melhor esquina do Brasil”.
Posso ir a Jacareí encomendar uma Tiggo direto com vocês?
Já tenho uma 2011.
Grato