Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Castrol cria ação Dia do Trocador de Óleo nas redes sociais

Castrol troca de óleo

Neste dia 30 de outubro, a Castrol lança em suas redes sociais a ação “Dia do Trocador de Óleo”, divulgada no Facebook e no Instagram da marca. A empresa destaca a importância desse profissional, que merece uma data especial. “O trocador de óleo tem um papel fundamental no setor, é ele que efetua a troca de óleo e permite que a manutenção de carros, motos, caminhões e outros utilitários seja feita de maneira precisa, rápida e correta”, afirma Haydeu Queiroz, Gerente técnico da Castrol.

A Castrol fornece, ainda, cinco dicas fundamentais sobre troca do óleo, item que interfere diretamente na vida útil do motor. A primeira é respeitar os prazos e as especificações, que variam para cada veículo. O óleo se contamina e oxida com o passar do tempo, por isso, utilizar lubrificantes por mais tempo do que o período recomendado pela montadora pode levar à formação de borra e comprometer a capacidade de lubrificação das peças internas do motor, com aumento de atrito e desgaste precoce.

A segunda dica é nunca misturar os tipos de óleo. A empresa alerta que, em casos de emergência, como baixo nível de óleo e dificuldade de achar o produto correto, pode-se abrir uma exceção. Contudo, os lubrificantes selecionados devem sempre ter a mesma base (sintética, semissintética ou mineral), a mesma viscosidade SAE e o mesmo nível de desempenho API. Caso contrário, pode prejudicar a eficiência da lubrificação e gerar sérios riscos ao motor.

A próxima dica é fica atento ao nível do óleo. Se estiver abaixo do nível mínimo,  a lubrificação do motor e de seus componentes  fica comprometida, permitindo o aumento da fricção entre as peças e promovendo o desgaste dos componentes. Além da perda de potência e aumento do consumo de combustível, nesses casos, também pode ocorrer a quebra ou travamento do motor. Já o excesso de óleo também pode causar problemas no desempenho da lubrificação e performance do motor.

A quarta dica é conferir as informações técnicas para escolher o óleo correto para seu veículo, informações sempre descritas no manual do veículo. Verifique dados como viscosidade e desempenho do lubrificante. Por fim, a quinta dica é procurar um especialista se tiver dúvidas. Assim, você evita cometer erros e causar danos ao motor seu veículo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php