O veículo Hot Rod Jakob, combinação da arte de construir carros artesanalmente com tecnologia e design atuais, foi apresentado em fevereiro de 2008 no Museu da Volvo, em Gotemburgo, na Suécia, para em seguida excursionar numa turnê pelos países nórdicos e Estados Unidos. Em 18 de dezembro de 2007, para as comemorações dos 80 anos da Volvo, o carro é apresentado em primeira mão para a diretoria da empresa.
Entre 1925 e 1926, os protótipos que resultariam no primeiro Volvo começaram a tomar forma em uma simples oficina na ilha de Hisingen, em Gotemburgo, na costa oeste da Suécia. Os fundadores da empresa, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, juntamente com seus artesãos projetam e constroem todas as peças. Vários test-drives são feitos durante o processo de desenvolvimento até se chegar ao protótipo seguinte. Em 14 de abril de 1927, o primeiro carro Volvo inaugura a linha de produção na fábrica construída ao lado da oficina. O modelo foi batizado de ÖV4, abreviação em sueco para carro aberto de quatro cilindros, mas logo ganharia o apelido de Jakob.
Entre 2005 e 2006, na oficina de Leif Tufvesson numa região rural ao sul da Suécia, após ter documentado o original em detalhes, sua empresa denominada Caresto começa a construir um carro que se tornará o Hot Rod Jakob, sua interpretação pessoal do primeiro Volvo. Ele utiliza seu conhecimento que já o levou a ganhar prêmios como “Hot Rod do Ano” e de “Carro Mais Inovador” nos Estados Unidos, a meca dos hot rods.
Leif explica que colocados lado a lado, as semelhanças dos dois carros são notáveis. A curvatura do capô tem exatamente o mesmo raio e a coluna A corre para baixo pelas laterais da carroceria, seguindo o original em detalhes. Igualmente idêntica é a grade do radiador com seu padrão em rede e a barra diagonal que incorpora a versão clássica do símbolo do ferro. A carroceria de alumínio foi construída à mão, com painéis moldados com um martelo e uma roda inglesa exatamente como era feito na oficina de protótipos da década de 1920. Entretanto o Hot Rod Jakob é menor que o original e tem apenas dois lugares em vez de quatro. Inclui rodas grandes, eixo traseiro robusto e chassi construído em fibra de carbono, como nos carros de corrida atuais.
Os discos de freio são finos, mas seu diâmetro, 450 mm na dianteira e 515 mm na traseira, garante que a superfície para a frenagem seja mais do que suficiente. As rodas são de alumínio em vez de madeira, mas possuem exatamente o mesmo número de raios do original, 12. Os pneus Pirelli Scorpion especiais receberam sulcos esculpidos no formato do símbolo do ferro da Volvo. A caixa de câmbio M90 foi a última versão de tração traseira da marca e vem de um Volvo 960. O motor é Volvo T5, modificado para funcionar com etanol, enfatizando o caráter ambientalmente correto deste projeto. Possui potência máxima de 265 cv e torque de 37,7kgfm.