A Mercedes-Benz Classe C 180 Turbo, além do clássico conforto e requinte típicos da marca, tem no motor com injeção direta e no câmbio de 7 marchas suas grandes inovações
Carolina Vilanova
A injeção direta de combustível se tornou uma obrigação entre os carros de luxo. E não é só pela tecnologia, é também porque, ao contrário do que muita gente pensa, quem tem um carrão de ponta não quer saber de desperdício, ou seja, não quer um veículo gastão. Além disso, esse mesmo motorista está preocupado com a preservação do meio ambiente, e os carros europeus estão bem avançados nesse quesito.
A Mercedes-Benz já embarcada nessa tecnologia há tempos, pelo menos na Europa. No Brasil também já rodam os modelos com injeção direta, como o modelo C 180 Turbo, que traz junto um novo powertrain, propiciando um consumo de combustível bem reduzido para a categoria. Por outro lado, o mesmo conjunto oferece grande prazer ao dirigir, porque aliado a essa eficiência está um ótimo desempenho.
O motor desse sedã alemão bastante desejado é o 1.8 l CGI, que quer dizer Charged Gasoline Injection, exatamente a injeção de gasolina em alta pressão, ou seja, diretamente na câmara de combustão. O grande benefício dessa tecnologia é que como evita o desperdício do combustível injetado, privilegia a economia do consumo. Além disso, reduz a emissão de poluentes na atmosfera.
Isso acontece porque o motor foi desenvolvido baseado no conceito BlueEfficiency, que de acordo com a Mercedes-Benz, amplia a eficiência da combustão, oferecendo maior potência e redução de até 31% no consumo de combustível. Em relação ao meio ambiente, essa tecnologia permite redução de até 19% nas emissões de CO2 em relação à geração anterior. Somados a isso, a utilização do turbocompressor no lugar do compressor (Kompressor) complementa a questão das normas de emissões, mais rigorosas na Europa.
O resultado dessa equação é revertido em potência e torque, mais especificamente a entrega de 156 cv e o torque máximo de 25,5 kgfm começando aos 1.600 giros. Para completar o trem de força, o Classe C 180 Turbo adota mais uma novidade: o câmbio 7G-TRONIC PLUS do tipo automático seqüencial de sete velocidades. O resultado são trocas rápidas, com precisão sem sentir trancos, permitindo bastante agilidade em situações de retomadas e ultrapassagens.
Além do conforto e do requinte, outro atributo que faz parte da filosofia da marca se destaca no modelo: a segurança. A começar com a renovação do conjunto óptico, todo em LED, que além de privilegiar a visão ainda reforça a esportividade e sofisticação. A estabilidade é um ponto forte do Classe C, tanto em retas de alta velocidade quanto em curvas, se comporta muito bem, sempre bem grudado no chão, com um estilo bem esportivo. O controle eletrônico de estabilidade ajuda nesse sentido.
É equipado com tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas, com braços sobrepostos. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, sempre com a assistência do ABS. Para completar, são seis airbags espalhados pelo interior do carro. Existem ainda, como opcionais, sistemas de assistência ao motorista, que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes, como o ATTENTION ASSIST, que monitora o comportamento da direção e envia sinais visuais ou sonoros em caso de sonolência ou desatenção.
Toda essa tecnologia vem envolvida num desenho bastante clássico e requintado, sem deixar a modernidade e a esportividade de lado. Algumas mudanças no visual foram incorporadas, com destaque para a estrela símbolo da Mercedes que agora vem integrada na grade. A imponência do modelo é marcada principalmente pela dianteira, com o desenho limpo do capô, a grade ampla do radiador, as entradas de ar central e laterais em forma de V e os faróis em LEDs. A lateral e a traseira acompanham a elegância do modelo, com um toque mais esportivo por conta do spoiler.
Dentro do habitáculo é onde o requinte se encaixa com perfeição entre painel de instrumentos reformulado com visor central em cores, acabamento dos bancos em couro de muita qualidade, volante luxuoso, muito espaço e vários comandos para o motorista e seus ocupantes. Conforto para todos os passageiros com a sofisticação e o nível de tecnologia tradicionais da marca Mercedes-Benz. E o preço não é tão mal assim, começa em R$ 114.900, 00, fechando com chave de ouro a ótima relação custo/benefício do modelo, para quem pode, é claro.
Ficha técnica
Motor CGI
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1.796 cm3
Potência máxima 156 cv a 5.000 rpm
Torque 25,5 Kgfm de 1.600 a 4.200 rpm
Câmbio 7G-TRONIC PLUS
Aceleração 0 – 100 km/h 8,9 s
Velocidade máxima 223 km/h
Peso (kg) 1.495 Kg
Pneus 225/45 R17 | 245/40 R17
Porta malas 475 litros
Tanque de Combustível 66 litros