A Carglass do Brasil recomenda aos clientes maior atenção na manutenção preventiva do parabrisa dos veículos. Ao contrário do senso comum, o vidro não tem somente função de permitir a visualização do ambiente exterior. De acordo com a companhia, o componente também possui entre suas características funções de segurança.
Um sistema que depende diretamente do vidro, por exemplo, são os air bags dianteiros. Ao serem acionadas, as bolsas de ar se apóiam no parabrisa e são por ele escoradas para que absorvam o impacto da cabeça dos ocupantes. Num caso destes, caso o parabrisa não tenha sido colocado com as mesmas características e qualidade do original a segurança dos ocupantes do veículo podem estar comprometidas.
Além disto, a Carglass alerta sobre a reparação do parabrisa. Segundo a empresa, muitos proprietários efetuam a troca dos vidros sem ao menos saber que em grande parte dos casos é possível repará-lo. A empresa afirma que em aproximadamente 30% dos casos que recebe em suas lojas, os parabrisas trincados podem ser reparados, o que evita a troca do componente.
De acordo com a marca, existem várias espécies de trincas que podem receber manutenção, mas é importante saber que para a realização do procedimento o dano deve ter tamanho equivalente a uma moeda de um real. Na ocorrência de trincas no parabrisa, a Carglass recomenda alguns cuidados a fim de evitar o agravamento do problema, como por exemplo:
– Subir na guia bruscamente
– Ligar o ar condicionado
– Passar em lombadas em alta velociadade
– Mudança brusca de temperatura (calor / frio)
– Bater a porta com força
– Passar por buracos e irregularidades