O grupo ZF recebeu uma menção honrosa durante o 6º Prêmio AEA de Meio Ambiente, realizado em São Paulo, pelo desenvolvimento da transmissão ZF Ecolife de 6 marchas. O produto, que introduziu novos padrões de tecnologia e conforto para as operações de transporte de passageiros em ônibus urbanos, foi inscrito na categoria Tecnologia Otto.
De acordo com a fabricante, a tecnologia reduz em 6% o consumo de combustível, se comparado com outras caixas automáticas da marca. Também dispõe de troca de marchas feitas pela “inteligência artificial” de um software, que reconhece o terreno percorrido, além do sistema retarder primário integrado, que auxilia na frenagem em baixas velocidades.
A transmissão é fabricada na Alemanha. No Brasil, está sendo aplicada em motores até 2.000 Nm.“Hoje, a transmissão automática está presente em veículos articulados e biarticulados, principalmente em operações de corredores BRT (Bus Rapid Transit). O BRT virou uma ‘febre’ mundial em função da discussão e necessidade sobre mobilidade social, e vem sendo aplicado principalmente nos países sul-americanos”, afirma Alexandre Marreco, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão do Grupo ZF.