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Calmon | GNV fica competitivo, mas riscos aumentam

GNV

Sempre que há um reajuste mais forte nos combustíveis para automóveis (gasolina e etanol), como ocorre agora, aumenta a procura por kits de gás natural veicular (GNV). Não se trata propriamente de uma conversão porque não há mudanças de grande extensão nos motores a gasolina ou flex. Por outro lado, há necessidade de respeitar as normas técnicas e seguir toda a legislação para uma instalação segura.

O cálculo para saber se vale a pena o investimento depende da quilometragem anual percorrida. No caso de táxis e carros de aplicativo que costumam rodar 50.000 km/ano a economia chega a R$ 15.000 em 12 meses: uma vantagem financeira de peso.

Quanto aos demais motoristas é preciso fazer contas. Um kit GNV instalado e legalizado custa hoje em torno de R$ 5.000 e cada inspeção anual, R$ 300. Há ainda uma inspeção especial a cada cinco anos. Trata-se de um teste hidrostático para avaliar a integridade do cilindro e o preço fica em torno de R$ 350. Em relação aos incentivos, há um desconto de 62% no IPVA, no Estado do Rio de Janeiro, mas no Estado de São Paulo é bem menor, 25%, semelhante a outros Estados.

Aos preços médios atuais do GNV, em torno de R$ 5,00/m³, os vendedores de kit GNV estimam que é vantajoso a instalação para quem roda em torno de 25.000 km/ano. Não se trata de regra exata, pois há outros custos envolvidos. O peso adicional dos cilindros reflete na durabilidade de pneus, molas e amortecedores e isso precisa ser levado em conta.

Na venda do carro usado há uma tendência de desvalorização maior, quando o cilindro é retirado para colocação em outro veículo. Os furos de fixação na estrutura ficam e os lojistas de veículos usados costumam depreciar.

Outro problema é o número elevado de carros sem regularização, segundo a Associação Nacional dos Organismos de Inspeção. Pesquisa feita nos 37 maiores postos de GNV na Grande São Paulo indica que 70% dos 3.000 veículos que abasteciam não tinham registro no Renavam. A checagem obrigatória não ocorre em muitos casos porque a inspeção avalia o veículo como um todo e quem tem alguma pendência teme ser reprovado.

Na medida que esses veículos envelhecem os riscos de explosão ao abastecer aumentam, se as inspeções deixarem de ser feitas.

 

Picape Ram 3500 é superlativa até no preço

 

Apesar de dimensões praticamente iguais aos modelos 2500 e 1500, a topo da linha Ram, a 3500, oferece mais equipamentos, além de carga útil (1.752 kg) e de reboque (9.081 kg) superiores. O motor Diesel de 377 cv/117 kgfm ganhou 12 cv (3 cv e 7 kgf.m extras), mas com peso em ordem de marcha (3.600 kg) maior que a 2500 o desempenho acaba sendo o mesmo.

Ram 3500 dispõe de estribos laterais retráteis elétricos (fixos na Laramie, de entrada) e acabamento interno superior, incluindo apliques de madeira legítima. Volante só permite ajuste manual de altura, mas a regulagem dos pedais é elétrica. Central multimídia tem tela de 12 pol. e conexão sem fio. No console central cabe um laptop de 15 pol. e inclui duas tomadas de 115 V. Há nove portas USB, o que atende também os passageiros do banco traseiro.

Novidade da versão Longhorn é o equivalente à quinta roda dos caminhões no centro do assoalho da caçamba, que permite a capacidade máxima de reboque. Um modo de utilização rara no Brasil. Ram 3500 exige carteira de habilitação categoria C, igual à de motoristas de caminhões.

Os preços vão de R$ 484.990 a 529.990.

 

ALTA RODA

 

ECLIPSE CROSS 2023 chega com modificações estéticas que corrigem pontos polêmicos da versão anterior. Conjunto óptico frontal ficou melhor com a DRL em posição mais alta. Foi eliminado o vidro-espia da tampa do porta-malas. Apesar de o volume deste ter decrescido de 473 litros para 451 litros, o formato agora permite acomodar melhor a bagagem, argumenta a Mitsubishi. Para-choques novos alongaram o comprimento total em 14 cm (agora, 4,54 m). Na versão de topo a central multimídia JBL tem apenas 7 pol. Pacote de segurança ativa inclui mitigação de colisão frontal. Preços: R$ 186.990 a 232.990.

EM CADA GERAÇÃO (esta é a sexta) o Mercedes-Benz Classe C perde sisudez e aposta na esportividade. O C 200 AMG Line ganhou 2,5 cm na distância entre eixos, melhorando o espaço interno. Interior foi totalmente renovado com destaques para a central multimídia de 11,9 pol. e quadro de instrumentos digital. No dia a dia o motor 1,5 turbo de 204 cv entrega desempenho um pouco abaixo do desejável nessa faixa de preço, embora a relação peso-potência de 8,1 kg/cv seja razoável para uma versão de entrada (no C 300, 258 cv e 6,5 kg/cv). Comportamento em curvas, freios e precisão de direção, impecáveis.

VERSÕES GR-S estreiam no Corolla Cross e Hilux. O crossover recebeu para-choque com tomadas de ar maiores na dianteira, novas rodas (18 pol.) e opção de teto preto: R$ 188.490. Na picape, potência subiu para 224 cv e torque para 55 kgf.m. Há molas e amortecedores reforçados, novas rodas (17 pol.) e apliques externos e internos que caracterizam bem a nova versão: R$ 348.790.

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Comentário em “Calmon | GNV fica competitivo, mas riscos aumentam

  1. Comprei jac s2 mas deparei qualquer peça ou acessório para comprar pouco difícil aqui nao temos nenhuma casa de venda dessa marca consultando alguma informação no Brasil existe casas de acessórios e peças futuramente precisar Marca JAC sz

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